25.11.25

Unem renova convênio de promoção dos Brazilian Distillers Grains durante lançamento do escritório da ApexBrasil no Mato Grosso

 

A UNEM teve a honra de participar do lançamento oficial do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que aconteceu ontem (24), às 10h30, no Cenarium Rural – Sede da Famato, em Cuiabá (MT).

A cerimônia foi marcada pela renovação do convênio entre a UNEM e a ApexBrasil, iniciativa estratégica voltada à promoção internacional do etanol de milho brasileiro e seus coprodutos, especialmente os farelos de milho DDG/DDGS (Brazilian Distillers Grains) em mercados internacionais prioritários. O evento contou com a presença do presidente executivo da UNEM, Guilherme Nolasco, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

O segundo ciclo do projeto contará com diversas ações de prospecção e desenvolvimento de mercados, englobando estudo de mercado; projeto imagem; missões prospectivas e comerciais; feiras internacionais com estande institucional, materiais promocionais e de marketing, incluindo redes sociais.  A renovação do convênio dá continuidade ao trabalho de abertura de mercados e promoção de exportações iniciado em junho de 2023 para os Brazilian Distillers Grains (DDG/DDGS), coprodutos valiosos da produção de etanol de milho ricos em proteínas e fibras, amplamente utilizados na alimentação animal, substituindo parte dos grãos convencionais. Essa utilização contribui para a sustentabilidade da cadeia produtiva, promovendo a intensificação da produção de proteínas, a redução do tempo de engorda dos animais e a diminuição da área necessária para a produção de ração.

O projeto tem sido valoroso na melhoria da performance das exportações, que totalizavam 608.663 toneladas em 2023, subiram para 803.559 em 2024 e já atingiram 737.900 toneladas entre janeiro e outubro de 2025. Em 2022, antes do início do foco estratégico do setor de etanol de milho na abertura e fomento de mercados para o coproduto de milho, as exportações totalizavam apenas 278.467 toneladas.

Além disto, a parceria do setor de etanol de milho e coprodutos com o MAPA, MRE e ApexBrasil tem sido fundamental na abertura de novos mercados, no compartilhamento de informações e no aumento de visibilidade deste setor, vital componente para uma transição energética segura. Os adidos agrícolas do Brasil no exterior têm sido parceiros fundamentais em diversas formas, realizando estudos locais de mercado e divulgação do setor.

O escritório da ApexBrasil no Mato Grosso foi instalado na própria sede da Famato, com previsão de início das operações até o fim de 2025. A escolha pelo estado não é por acaso: o estado é o maior exportador do agronegócio brasileiro e movimentou mais de US$ 20 bilhões em vendas externas apenas nos oito primeiros meses de 2025. “Mato Grosso tem papel estratégico no comércio exterior brasileiro, especialmente nos setores do agronegócio, alimentos e sustentabilidade. Com esse novo escritório, queremos estar mais próximos das empresas da região e ajudá-las a conquistar novos mercados”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

O novo escritório terá como principais missões apoiar empresas de todos os portes na conquista de novos mercados internacionais, diversificar os destinos das exportações e atrair investimentos estrangeiros para o estado, com foco especial no atendimento a pequenos e médios produtores e agroindústrias.

Já o presidente Jorge Viana destacou que a nova unidade reforça a estratégia de estar presente em todas as regiões do país para promover as exportações, além de captar investimentos para os setores produtivos brasileiros.

A UNEM celebra essa iniciativa em um momento institucional relevante para o setor e para o fortalecimento da atuação internacional do agronegócio brasileiro.

Parceria com ApexBrasil: sobre o projeto DDG/DDGS

Entre junho de 2023 e agosto de 2025, a Unem e a ApexBrasil mantiveram o primeiro convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, com foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio teve a duração de dois anos e inclui ações como missões prospectivas e comerciais, branding e criação de marca para o produto, feiras setoriais e projetos imagem.

 

Sobre a Unem

A União Nacional do Etanol de Milho é uma associação privada, sem fins lucrativos ou econômicos, com atuação em todo o território nacional. Fundada em setembro de 2017, a entidade trabalha pelo desenvolvimento sustentável do setor agroindustrial de etanol de milho e grãos, promovendo a união da cadeia produtiva, a valorização de seus coprodutos e a defesa institucional de seus interesses.

A Unem tem como missão fortalecer a matriz energética renovável e impulsionar o adensamento das cadeias de proteína animal, defendendo os interesses dos produtores de etanol de milho e grãos. Seu propósito é integrar o setor e representá-lo junto a órgãos governamentais e à sociedade, promovendo sustentabilidade e perenidade. A visão da entidade é consolidar a cadeia de etanol de milho e outros grãos como uma alternativa estratégica para a transição energética, em harmonia com a segurança alimentar do país.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação – Unem

imprensa@etanoldemilho.com.br