22.10.25

UNEM reforça protagonismo no Global Ethanol Summit 2025, em Washington
 
Evento internacional reuniu autoridades e especialistas de mais de 40 países para debater o futuro sustentável do etanol

 

Washington, DC — Entre os dias 19 e 22 de outubro de 2025, a capital dos Estados Unidos foi palco do Global Ethanol Summit (GES), um dos principais encontros mundiais voltados à promoção do etanol como solução energética sustentável. O presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), Guilherme Nolasco, e a diretora de Relações Internacionais e Comunicação, Andréa Veríssimo, representaram o setor brasileiro de etanol de milho no evento.

Organizado pelo U.S. Grains & BioProducts Council, o GES reuniu aproximadamente 450 participantes de mais de 40 países, incluindo representantes ministeriais dos setores de agricultura, meio ambiente e energia, além de entidades de produtores de etanol de vários países e empresas relevantes no setor.

Durante o encontro, foram debatidos temas como as aplicações emergentes do etanol na aviação, transporte marítimo, indústria química e energia doméstica. Também ganharam destaque as discussões sobre agricultura inteligente para o clima, captura e armazenamento de carbono e harmonização regulatória internacional.

“Pudemos observar o forte interesse de novos mercados, como Vietnã e Japão, que buscam o etanol como solução para a transição energética e enxergam o Brasil como um grande fornecedor de etanol de baixo carbono. A presença maciça de entidades sul-americanas, com quem tivemos uma reunião dedicada a políticas públicas, reforça a relevância da nossa região no cenário global”, afirmou Guilherme Nolasco.

Às vésperas da COP 30, que será sediada em Belém (PA), os diálogos ocorrem em um momento de crescente mobilização internacional por soluções energéticas de baixo carbono. Com países ampliando seus compromissos climáticos no âmbito do Acordo de Paris — tratado internacional firmado em 2015 para limitar o aquecimento global — o evento se consolida como uma plataforma estratégica para discutir o papel do etanol na transição energética global.

“Viemos pela segunda vez ao Global Ethanol Summit, que é um ponto de encontro mundial das entidades, empresas e representantes políticos de vários países. Vimos que o Brasil está bem posicionado dentro desse cenário e que as discussões que temos no Brasil estão sintonizadas com o que é discutido aqui nos Estados Unidos. Tivemos a oportunidade de fazer vários contatos muito relevantes para o nosso setor”, complementou Andréa Veríssimo.

A participação da UNEM reforça o compromisso da entidade com o fortalecimento das relações internacionais e a promoção do etanol de milho como pilar da bioeconomia brasileira.

 

Assessoria de Comunicação – UNEM
ascom@etanoldemilho.com.br