A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) participou da maior feira de pecuária do mundo reuniu, entre os dias 12 e 15 de novembro, em Hannover, na Alemanha. A EuroTier contou com mais de dois mil expositores de 49 países, 120 mil participantes e uma das novidades nesta edição foi a participação do setor de etanol de milho brasileiro. As biorrefinarias também são responsáveis pela fabricação do grão seco de destilaria, importante insumo utilizado na dieta de bovinos, suínos, aves, peixes e de animais de companhia.
A participação das indústrias de etanol de milho e cereais na EuroTier integra o conjunto de ações da parceria entre a União Nacional de Etanol de Milho (Unem) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para a promoção dos produtos de nutrição animal no mercado internacional.
Conhecidos no Brasil como DDG/DDGS, a categoria deste produto foi nomeada como Brazilian Distillers Grains (BDG) – grãos de destilarias brasileiro – e vem ganhando espaço no mercado internacional. Nos últimos três anos, as exportações de BDG passaram de praticamente zero (1,1 mil toneladas em 2021) para 629 mil toneladas entre janeiro e outubro deste ano. Em 2023, o país exportou 608,9 mil toneladas.
O presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, destacou a participação da Unem na EuroTier como um marco comercial do produto brasileiro na agenda internacional. “Marcar presença e expor ao mundo a qualidade dos nossos produtos (DDG/DDGS) nos inserem definitivamente no mercado internacional pela porta da maior feira, que envolve toda cadeia de insumos e tecnologias voltadas para a nutrição animal”.
Nolasco falou que ser o único setor do agronegócio brasileiro presente no evento, com parceria da ApexBrasil e apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com a colaboração e visita do adido agrícola em Berlin, Eduardo Sampaio Marques, fatos que demonstram a maturidade e organização do setor de etanol de milho de segunda safra.
A diretora de Relações Internacional e Comunicação da Unem, Andréa Veríssimo, destaca a EuroTier como uma importante vitrine, pois reúne representantes do setor produtivo de proteínas de todas as regiões do planeta, consumidores de tecnologias voltadas para a produção de alimentos.
“A EuroTier é uma referência mundial por reunir as principais empresas e nomes do setor pecuário para apresentar e debater sobre inovação, produtos e serviços para a criação e manejo de animais de produção e domésticos. O objetivo da Unem e de seus associados é apresentar os Distillers Grains Brasileiros como alternativa sustentável e de alta qualidade para nutrição animal, trocar experiências e estabelecer uma rede de relacionamentos com os principais players globais”.
Os grãos de destilaria brasileiros são originados durante o processo de produção de etanol de milho ou de cereais. Rico em proteínas e com alta digestibilidade, são utilizados para nutrição animal e aplicados nas cadeias produtivas da pecuária de corte e leiteira, suínos, aves, peixes e animais de companhia.
Durante os quatro dias de evento, os associados da Unem puderam se aproximar de potenciais mercados consumidores e trocaram informações com representantes da Romênia, Marrocos, Estados Unidos, Brasil, Holanda, Bulgária, Kuwait, República Tcheca, Omã, Malta, Tailândia, Reino Unido, Vietnã, Iraque, Israel, Bangladesh.
Além do presidente e da diretora da Unem, também participaram da feira os representantes das indústrias associadas à Unem que integram o convênio com a ApexBrasil, como os diretores da ALDBio, José Afonso Gonçalves, José Milton Falavinha, Romeu Ciochetta, Paulo Assunção e o CEO Marco Orozimbo F. Rosas. Da Inpasa, participaram o gerente comercial Daniel Sarmento e o gerente de exportação Rodrigo Bicarato. A FS foi representada pelo gerente comercial Brian Patrick Mike.
A Unem representa atualmente 98% da produção nacional de etanol de milho e DDG/DDGS, com 13 indústrias em seu quadro associativo, mais cinco associadas da cadeia de suprimentos industriais e quatro associadas institucionais.
SOBRE O PROJETO
Em 2023, a Unem e a ApexBrasil assinaram um convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, com foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio tem duração de dois anos e inclui ações como missões empresariais, branding e criação de marca para o produto, feiras e projeto imagem.
SOBRE A UNEM
A União Nacional do Etanol de Milho é uma associação privada, sem fins lucrativos ou econômicos, com atuação em todo o território nacional. Desde a sua fundação em setembro de 2017, trabalha para o desenvolvimento e promoção do setor agroindustrial do etanol de milho e outros cereais e seus coprodutos, para a união da cadeia produtiva e defesa de seus interesses globais.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.