A União Nacional de Etanol de Milho (Unem) participa nesta semana, entre os dias 25 e 29 de novembro, do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, em Brasília. O evento é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e tem como objetivo promover a interação e o intercâmbio de informações entre instituições governamentais, adidos agrícolas, equipes técnicas e setores produtivos com foco nas exportações de produtos brasileiros.
Nesta quarta-feira (26), a diretora de Relações Internacionais e Comunicação da Unem, Andréa Veríssimo participou do Bloco 5, que reúne entidades nacionais do setor de biocombustíveis e de pesca, de fornecedores de insumos para biorrefinarias e da Câmara de Comércio Árabe-Brasil. Além de Andréa Veríssimo, o presidente-executivo da Unem, Guilherme Nolasco também participa do Encontro, que terá mais de 500 reuniões ao longo da semana.
Andréa Veríssimo foi convidada para apresentar a experiência da Unem na construção da marca e posicionamento do Brazilian Distillers Grains (grãos secos de destilaria), os chamados DDG/DDGS no Brasil. Desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, o projeto para promoção das exportações do DDG/DDGS partiu do zero, uma vez que o produto ainda era pouco conhecido internacionalmente e precisava, inclusive, de um nome.
“Apresentamos todo conceito de branding que foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com nossos associados e com o mercado. Brazilian Distillers Grains é mais do que o nome de um produto, é um conceito que posiciona a cadeia de etanol de milho como indutora de uma cadeia sustentável que produz biocombustíveis e insumos para produção de alimentos”, explica Andréa Veríssimo.
Além da marca, o programa de promoção das exportações inclui outras iniciativas, como a participação em feiras e eventos, vídeo institucional e a apresentação do setor para jornalistas internacionais, com uma press trip para visita a indústrias e propriedades rurais fornecedoras de matéria-prima.
Durante o Encontro promovido pela ApexBrasil e pelo Mapa, a expectativa do presidente-executivo da Unem é aproximar a entidade dos adidos agrícolas que representam o Brasil em potenciais mercados consumidores do produto brasileiro. “O Encontro é uma oportunidade de apresentar aos nossos adidos o diferencial do DDG/DDGS, entender as demandas locais dos países onde estão para que possamos atuar estrategicamente”, afirmou Nolasco.
O Encontro segue até sexta-feira (29) e vai reunir 40 Adidos Agrícolas brasileiros, 12 representantes dos Escritórios da ApexBrasil (EA) nacionais e no exterior e ainda 35 representantes de entidades do agronegócio brasileiro com foco em estreitar as relações e ampliar as exportações.