21.11.25

UNEM participa de mesa-redonda internacional da Toyota sobre biocombustíveis e descarbonização do transporte

UNEM apresenta avanços do etanol de milho em encontro que reuniu executivos da Toyota e representantes dos setores público e privado de seis países.

 

A União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) participou, no dia 19 de novembro de 2025, da mesa-redonda sobre Biocombustíveis para Descarbonização do Transporte, promovida pela Toyota no Radisson Paulista, em São Paulo. A entidade foi representada pela Diretora de Relações Institucionais e Comunicação, Andréa Veríssimo, que apresentou a visão institucional da UNEM e contribuiu para o debate sobre a soluções brasileiras em biocombustíveis.

O evento reuniu representantes internacionais, entre executivos da Toyota e autoridades de países como Japão, Indonésia, Índia, Tailândia, Austrália e Estados Unidos. Além da representante da UNEM, os brasileiros contaram com a presença de Daniel Valle (Copersucar); Pietro Mendes (ANP); Thomas Paris Caldellas, (Ministério da Indústria e Comércio); Lais Garcia (Ministério das Relações Exteriores) e o pesquisador Luiz Augusto Horta Nogueira (UNIFEI).

A mesa-redonda contou com apresentações técnicas e debates sobre o avanço do marco regulatório brasileiro, a implementação do E30, a integração entre políticas como RenovaBio, Mover e PBEV, além da importância do monitoramento da qualidade dos combustíveis para garantir segurança e previsibilidade na transição energética.

Na sessão dedicada ao etanol, Andréa Veríssimo apresentou o papel crescente do etanol de milho na matriz brasileira, destacando a história do setor, o milho de segunda safra, a evolução e a projeção para o futuro, além dos mercados para expansão, como combustível de aviação (SAF) e marítimo.

Esta é a segunda vez que UNEM e Toyota se encontram em 2025. Em junho, Andréa Veríssimo e o presidente-executivo da entidade, Guilherme Nolasco, estiveram na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP). Durante a visita, eles conheceram o processo produtivo da montadora e participaram de apresentações sobre a estratégia da Toyota para a motorização da frota brasileira, além dos investimentos em tecnologias sustentáveis.

 

Assessoria de Comunicação – Unem
imprensa@etanoldemilho.com.br