UNEM

06 de novembro de 2020

MME discute ampliação do setor de biocombustíveis

 

O mês de outubro começou com reunião no dia 5 entre o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira, do Ministério das Minas e Energia (MME) e representantes de diversas entidades do setor de biocombustíveis, incluindo a Unem. Na pauta, a ampliação do Departamento de Biocombustíveis, visando suportar a demanda e o crescimento do setor, e a nomeação do novo diretor da área.

 

Além da Unem, participaram membros da Abiove, Aprobio, Abiogás, Ubrabio e Única, que compõem o Fórum Nacional Sucroenergético.

 

Conselho de Agroindústria da Fiemt debate produção de carnes em MT

 

O Conselho da Agroindústria de Mato Grosso, organizado pela Fiemt, voltou a ser reunir no dia 5 de outubro. Na pauta, propostas de ações e projeções futuras para o setor da carne e o debate sobre um mapeamento tecnológico da cadeia produtiva, entre outros itens. O assunto é valioso para a Unem devido ao papel estratégico dos farelos de milho para a intensificação da atividade pecuária.

 

Acompanhando a Reforma Tributária 

 

O tema “Reforma Tributária” continua sendo monitorado pela Unem. Em 23 de outubro, houve reunião do Dr. Eduardo Lourenço, do escritório Maneira Associados, com os Associados. O objetivo foi atualizar as informações sobre o assunto e definir a melhor forma de representação do setor de etanol de milho junto à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

 

IPA realiza Assembleia Geral

 

No dia 27 de outubro, ocorreu Assembleia Geral ordinária mensal do Instituto Pensar Agropecuária (Pensar Agro), braço executivo da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A pauta incluiu a análise financeira de 2020, a proposta de orçamento para 2021 e atualização dos temas prioritários das comissões temáticas, entre outros assuntos.

 

DDGs e intensificação da pecuária

 

Os impactos positivos da cadeia do etanol de milho no processo de intensificação da pecuária foram o eixo central de reunião em 29 de outubro entre a Unem, a secretaria de Inovação e Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa Agroenergia.

 

Um grupo de trabalho foi montado para debater em detalhe a potencial que os farelos de milho têm na ampliação da produção de carnes, disponibilizando áreas de pastagens de baixa produtividade ao cultivo de grãos e florestas plantadas. A próxima reunião será na primeira quinzena de novembro.

 

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br