Vantagens do biocombustível
O etanol de milho é uma fonte de energia limpa, emite 85% menos gases de efeito estufa, é renovável e contribui para toda uma cadeia produtiva que vai desde o produtor de milho, de proteínas e de florestas plantadas, passando pelas indústrias, e toda sua contribuição com geração de empregos, renda e arrecadação de impostos e vai até lá o varejo, onde o consumidor abastece.
Mitigação de Carbono
A pegada de carbono do etanol de milho no Brasil é considerada uma das mais baixas do mundo devido a algumas características particulares como:
- Utilização de milho de segunda safra
- Uso da biomassa de florestas plantadas para suprir a demanda energética
- Geração de empregos e renda no campo e nas cidades
- Estímulo a outras cadeias produtivas
- Insumos para produção de alimentos
- Cogeração de energia elétrica
- Integração ao RenovaBio
Evidências científicas recentes mostram uma pegada variando 25,9g CO2e/MJ. a 4,5g CO2e/MJ. A pegada de carbono da gasolina é de 87,4g CO2e/MJ, ou seja, a emissão do etanol representa menos de 1/3 da gasolina.
RenovaBio
RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/2017, com os seguintes objetivos:
- Fornecer uma importante contribuição para o cumprimento dos compromissos determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris;
- Promover a adequada expansão dos biocombustíveis na matriz energética, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis;
- Assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustíveis.
Por meio do RenovaBio, os produtores de biocombustíveis emitem créditos (CBIOS) para que os consumidores de combustíveis fósseis mitiguem suas emissões. Cada CBIO emitido corresponde a uma tonelada de carbono evitada.
A Unem vem trabalhando intensamente para contribuir com suas associadas para aprimorar seus sistemas de mensuração destes resultados e se aproximar de setores estratégicos que buscam soluções para redução de emissões e promoção da qualidade de vida por meio de fontes energéticas mais limpas, renováveis e de relevância social.