UNEM

25 de maio de 2020

Antecipação da redução de ICMS é prioridade

 

Nos últimos dias, a Unem tem focado sua atuação em garantir a redução na alíquota de ICMS interestadual cobrada sobre o etanol hidratado. A medida é considerada uma alternativa para abrandar os efeitos da crise causada pela pandemia de Covid-19 sobre o setor de etanol de milho. A redução, de um ponto percentual (1pp), passa a alíquota de 6% para 5%.

 

O pleito já era de conhecimento do Governo do Estado pois estava previsto para o próximo exercício fiscal, conforme o aumento na produção de etanol em Mato Grosso. Após a eclosão da pandemia, a Unem solicitou a antecipação, mas, recentemente, o Governo do Estado afirmou que a medida era inoportuna politicamente.

 

Em reunião conjunta no dia 11 de maio, Unem e Sindálcool sinalizaram a negativa do Governo a seus associados, que optaram por, neste momento, negar benefícios acessórios propostos pela equipe do governo, cujos efeitos são menos relevantes para o segmento. A prioridade de buscar a redução do ICMS foi mantida.

 

Em 14 de maio, uma nova reunião foi realizada entre Unem, Sindálcool e Fiemt com o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo. O setor do etanol reafirmou tecnicamente a importância da medida e obteve o compromisso do secretário de retomar o assunto junto ao Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

 

Já na esfera federal, a Unem está focada em viabilizar linhas de crédito para capital de giro e armazenagem da produção e financiamento para o uso de produto como garantia em empréstimo (warrantagem).

 

Em busca de mais produtividade

 

O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, voltou a debater com a Novozymes a construção de um projeto para atração de novos associados. A reunião virtual ocorreu em 14 de maio. O segmento de empresas de tecnologia, equipamentos e soluções para aumento de produtividade e eficiência de usinas será prospectado. O objetivo é ampliar a base de parceiros com expertise para apoiar as usinas de etanol de milho em sua curva de aperfeiçoamento de processos e produção.

 

Unem participa de live do projeto Mais Milho

 

Os impactos conjunturais da crise econômica gerada pela Covid-19 no mundo sobre o mercado de etanol de milho foram o tema central da live realizada pelo Canal Rural nesta quinta (21). O vice-presidente da Abramilho, Glauber Silveira, coordenou o evento, que teve como convidados o ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o presidente da Datagro, Plínio Nastari, e o presidente da Unem, Guilherme Nolasco.

 

Além do alto nível do debate, a live teve como marca a participação do público. Somando acessos nas diferentes plataformas de veiculação, mais de 12 mil pessoas foram alcançadas, gerando mais de 1,4 mil mensagens durante a transmissão.

 

Confira na íntegra como foi a live: https://bit.ly/LiveMaisMilho

 

Agenda Institucional

 

📌 O presidente Guilherme Nolasco participou de agenda do Grupo de Trabalho da Centro-Oeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária. A reunião ocorreu no dia 13 de maio.

📌 A análise sobre como a economia mundial se comportará no mundo pós Covid-19 foi apresentada por representantes da consultoria multinacional KPMG no dia 15 de maio ao corpo técnico da Unem e do Sindálcool. Confira o estudo na íntegra aqui: https://bit.ly/KPMG-poscovid

📌 As discussões sobre a campanha setorial de fomento ao etanol mato-grossense estão em andamento em parceria com o Sindálcool. Segunda reunião foi realizada em 15 de maio. O assunto será levado para a próxima reunião do Conselho de Administração da Unem, na primeira semana de junho.

📌Uma apresentação sobre como funciona o setor de etanol de milho foi feita pela Unem à Marsh, empresa de corretagem de seguros e gerenciamento de riscos com atuação em mais de 130 países. A reunião virtual ocorreu no dia 19 de maio.

 

O que vem por aí

  • 27/05: Reunião com investidores e gestores de fundos do Banco Safra
  • 29/05: Reunião com investidores e gestores de fundos do Bradesco
  • Primeira semana de junho: reunião do Conselho de Administração da Unem.

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br