UNEM

12 de maio de 2020

Instituto Pensar Agro (IPA) se reúne no final de abril

 

A Unem participou no dia 28 de abril de Assembleia Extraordinária do Instituto Pensar Agro (IPA), que coordena as ações da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na ocasião, foram apresentadas as dificuldades do setor agro, as ações de apoio parlamentar, a aprovação de projeto de comunicação com o Canal Rural e a deliberação pelo cancelamento e devolução de recursos já aplicados na realização de um evento presencial com parlamentares que estava sendo organizado pelo IPA. A Unem continua monitorando pautas de interesse do setor para a reestruturação pós pandemia do novo coronavírus via IPA.

 

Campanha setorial pró-etanol

 

Unem e Sindálcool se reuniram virtualmente em 30 de abril para definir a pauta e as diretrizes de uma campanha de comunicação visando a defesa do consumo de etanol mato-grossense pelo consumidor final. A reunião contou com a presença das áreas de comunicação das duas entidades, que voltaram a se reunir no dia 7 de maio para finalizar uma proposta de ação que será discutida no próximo dia 15. A ideia é municiar consumidores, formadores de opinião, gestores públicos e toda a cadeia produtiva com mensagens que valorizam o mercado de etanol mato-grossense, visando uma retomada nas vendas ao longo do ano de 2020.

 

Atualizando associados

 

Em 4 de maio, o presidente da Unem, Guilherme Nolasco, realizou reunião virtual com a associada ICM, tendo na pauta as deliberações feitas nas últimas Assembleias ordinária e extraordinária e o resultado da eleição para compor conselho fiscal e diretoria. Outros temas foram abordados, como a busca por novos associados, as ações de relacionamento institucional e a viabilidade para realização de evento pela Unem.

 

No dia seguinte, Nolasco reuniu-se com Novozymes, Dupont e Inpasa, seguindo orientação do Conselho de Administração, para discussão sobre uma nova modalidade de cobrança das contribuições de novos associados parceiros à Unem. Viabilidade, formato, perfil de público e data do evento da Unem foram também debatidos na ocasião. Os dois assuntos serão levados para análise do Conselho de Administração da Unem.

 

Empreendimentos de MT recebem licenças ambientais

 

No dia 6 de maio, o Governo do Estado de Mato Grosso formalizou a entrega de diversas licenças ambientais a empreendimentos do setor de etanol e energia. O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, participou da cerimônia e atestou a importância da iniciativa estadual.

 

“É preciso reconhecer o empenho do governador, Mauro Mendes, e da secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. Tínhamos a previsão de que esses processos de licenciamento ambiental seriam concluídos em maio, e esse compromisso foi cumprido. É um sinal muito positivo, pois iniciativas como essa nos dão a segurança jurídica de que precisamos”, analisou.

Além da produção de etanol propriamente dita, foram licenciadas as atividades de geração e transmissão de energia, um dos coprodutos resultantes do processo industrial de empreendimentos cuja matriz é o milho. Os demais coprodutos são óleo de milho e o concentrado proteico de milho, o DDG.

 

Meeting com norte-americanos

 

Ainda no dia 6 de maio, a Unem participou de um evento online com produtores de etanol e entidades de classe norte-americanos. O “Meeting Corn Ethanol Producers EEUU and Brazil” teve como tema central o RenovaBio. Os norte-americanos buscam informações sobre o programa do governo federal, e propõem uma agenda global para a cadeia de produção de etanol de milho.

 

Participaram da reunião representantes do US Grains Council (Conselho Norte-Americano de Grãos – USGC), da Growth Energy e da Renewable Fuels Association (Associação de Combustíveis Renováveis – RFA). A USGC é uma associação voltada para o desenvolvimento da exportação de vários produtos derivados de grãos, como cevada, milho, sorgo e grãos de milho secos por destilação (DDGS), além de etanol. Hoje, o USGC está presente em mais de 50 países e na União Europeia.

 

A Growth Energy, principal associação comercial de biocombustíveis dos Estados Unidos, reúne quase metade de todas as usinas norte-americanas de etanol e varejistas de combustível. Já a RFA é o braço comercial da indústria de etanol norte-americano, voltada para conquista de mercado internacional para combustíveis renováveis e bioprodutos.

 

Negociações com o Governo do Estado

 

No dia 8 de maio, houve uma reunião entre Unem e secretários de Estado da Casa Civil, Mauro Carvalho, da Sedec, César Miranda, e da Fazenda, Rogério Gallo, além de representantes da Fiemt e Sindálcool e o deputado estadual Carlos Avalone. O encontro tratou das demandas realizadas pelo setor junto ao Governo do Estado como forma de salvaguardar empreendimentos, produção e postos de trabalho durante este período de pandemia. A pauta de solicitações ainda está sendo negociada com o Estado.

 

Comunicação estratégica

 

Após a aprovação de Position Paper, o presidente da Unem, Guilherme Nolasco, tem atendido demandas da Imprensa, principalmente setorial e nacional, buscando compreensão sobre a conjuntura atual e seus impactos sobre o setor do etanol de milho. Nos últimos dias, os atendimentos mais relevantes realizados foram:

23/04 – O Globo, Blog Míriam Leitão: https://glo.bo/3crrcl7

24/04 – Revista Globo Rural: https://glo.bo/2zwOHuN

07/05 – Revista Globo Rural: https://glo.bo/3fFb5T7

09/05 – Programa de rádio Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: https://bit.ly/3dBJ1hJ

10/05 – Programa de TV Direto ao Ponto, com Glauber Silveira: https://bit.ly/2xT4wLE

 

Agenda Unem

Em função da pandemia do novo coronavírus, as agendas externas foram canceladas. As reuniões estão sendo realizadas pela internet e as atividades cotidianas ocorrem em formato home office.

 

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br