28.11.25
UNEM conecta-se à diplomacia comercial do agronegócio brasileiro durante o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas
Evento reuniu adidâncias agrícolas e representantes do setor para alinhar estratégias de ampliação das exportações

A União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) participou, nos dias 25 e 26 de novembro, do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, em Brasília, evento promovido pela ApexBrasil e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O evento reuniu 54 adidos agrícolas, chefes de escritórios internacionais da ApexBrasil e representantes do setor produtivo para alinhar estratégias de ampliação das exportações do agronegócio brasileiro e conquistar novos mercados globais.
Presente no encontro, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou a relevância da missão desses profissionais, que atuam como pontes essenciais entre o Brasil e o cenário internacional. “É um momento muito especial. Todos nós fazemos parte da história que está acontecendo no mundo. Os adidos agrícolas contribuem abrindo muitas portas. Cada abertura e ampliação de mercados é mais emprego, mais desenvolvimento e mais oportunidade”, afirmou Fávaro.
A voz da UNEM no evento
O presidente-executivo da UNEM, Guilherme Nolasco, o diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade, Thiago Skaf e Andréa Veríssimo, Diretora de Relações Internacionais e Comunicação da UNEM (União Nacional do Etanol de Milho), deram a voz a um segmento dinâmico e em franca expansão do agronegócio brasileiro.
A UNEM, que congrega empresas focadas no desenvolvimento do etanol de milho e seus coprodutos, vê na atuação dos adidos agrícolas um catalisador para a sua estratégia de internacionalização. Veríssimo destacou que a diplomacia comercial é vital para que produtos inovadores, como o DDG brasileiro, conquistem espaço em mercados exigentes.
“A reunião anual com os adidos agrícolas proporcionada pela ApexBrasil e o Mapa, em conjunto com as 22 entidades do agro, é uma oportunidade ímpar de conhecimento, entendimento, prospecção, compartilhamento de informações e definições de estratégias. Os adidos agrícolas residem por 4 anos em cada um dos postos para onde são designados, tem uma vivência local e relacionamento com o governo, o que proporciona um entendimento e uma qualidade na informação obtida que não seria possível de outra forma”, afirmou Veríssimo.
“O nosso encontro anual é algo esperado pela UNEM, e permite que a gente entenda possibilidades, potenciais entraves, mapeia concorrências e entenda como podemos melhorar o acesso ao mercado para os coprodutos da destilação do etanol de milho”, complementou.
Nesse contexto, importante ressaltar a recente renovação do convênio entre a UNEM e a ApexBrasil, inicialmente celebrado em julho de 2023, ocasião em que as partes lançaram o Projeto Setorial de Promoção das Exportações de Farelo de Milho DDG/DDGS – 2023-2025.
O objetivo era promover o farelo de milho, chamado de “Brazilian Distillers Grains” no mercado internacional, coproduto da cadeia de etanol de milho e componente de alto valor nutricional da alimentação animal.
Em sua fase inicial, o convênio resultou em exportações expressivas de DDG/DDGS. Entre 2017 e 2024, o valor das exportações saltou de cerca de US$ 3,5 milhões para mais de US$ 190 milhões.
Resultados tangíveis da estratégia de internacionalização
A eficácia da atuação coordenada entre o Mapa, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a ApexBrasil tem gerado resultados expressivos. Luís Rua, Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, destacou que a rede de adidâncias agrícolas foi instrumental na abertura de 491 novos mercados e na ampliação de mais de 200 acessos comerciais.
O impacto econômico dessa estratégia é substancial. As negociações e aberturas de mercado já se traduziram em aproximadamente US$ 3 bilhões em novos negócios, com uma projeção ambiciosa de alcançar US$ 33 bilhões adicionais em um futuro próximo.
Assessoria de Comunicação – Unem