06.11.2024

Setor de etanol de milho brasileiro realiza missão empresarial na Colômbia
Objetivo do evento é apresentar os produtos de nutrição animal originados durante o processo de produção do biocombustível

 

 

Com um crescente mercado no segmento de animais de companhia, os chamados pets, a Colômbia será alvo de uma missão comercial realizada pela União Nacional do Etanol de Milho (Unem), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Embaixada do Brasil em Bogotá. Nos dias 05 e 06 de novembro, representantes das indústrias de etanol de milho e produtos de nutrição animal vão apresentar os grãos secos de destilaria (DDG/DDGS), conhecidos internacionalmente como Brazilian Distillers Grains (BDG) a empresários colombianos em Bogotá. O produto é utilizado na dieta de animais e possui grande potencial nutritivo para bovinos, suínos, aves e animais de companhia.

A missão empresarial tem como objetivo aproximar os dois países em busca de consolidar a comercialização do produto brasileiro para o mercado colombiano. De acordo com o adido agrícola na Colômbia, Clovis Serafini, pesquisas realizadas recentemente no país apontam um crescimento exponencial nas vendas de mercadorias para animais de companhia, que deverá movimentar, em 2026, R$ 7,3 bilhões.

“Pesquisa realizada na Colômbia aponta que 28% dos donos de animais de estimação gastam entre R$ 47 e R$ 227 mensais, enquanto outros 17% investem entre R$ 670 e R$ 890. Um outro estudo identificou que entre julho de 2022 e o mesmo mês de 2023, o número de lares colombianos que compraram comida para cães é o dobro daqueles que compraram fraldas infantis. Somente em alimentos para animais de companhia, os colombianos gastam em média R$ 175,00 por mês”, afirmou o adido Clovis Serafini.

Em setembro deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que o governo colombiano autorizou a importação do DDG/DDGS (BDG). De acordo com a diretora de Relações Internacionais e Comunicação da Unem, Andréa Veríssimo, após a abertura do mercado e uma manifestação da Embaixada Brasileira sobre o potencial mercado colombiano, a Unem e a ApexBrasil se mobilizaram para viabilizar a missão e consolidar a parceria recém-estabelecida.

“Apesar de não estar entre os países prioritários do Programa de Fomento às Exportação da Unem e da ApexBrasil, essa nova parceria e o potencial mercado, sobretudo de pets, fez com que as entidades se unissem para apresentar o produto brasileiro às indústrias de ração colombianas”, explicou Andréa Veríssimo.

Programação – A missão empresarial Unem – ApexBrasil na Colômbia contará com palestras, rodada de negócio e visita técnica. No dia 05 de novembro, será realizado um seminário técnico para representantes do setor de rações. A abertura será realizada pela diretora de Relações Internacionais e Comunicação da Unem, Andréa Veríssimo, que apresentará o setor de etanol de milho brasileiro, o coproduto “Brazilian Distillers Grains”, a entidade e a importância da ação na Colômbia.

Em seguida, o adido agrícola brasileiro na Colômbia, Clovis Serafini, e o Diplomata Chefe do Setor de Agricultura da Embaixada brasileira no país (SEAGRO) Leonardo Bento falarão sobre o potencial produtivo da agricultura e as perspectivas de parceria e comércio entre os dois países.

Haverá ainda palestras sobre o mercado colombiano de nutrição animal por parte da Diretora Executiva da ANDI (Asociación Nacional de Empresarios de Colombia), Laura Pasculi; tendências e demandas específicas para DDG/DDGS, sobre as oportunidades comerciais entre Brasil e Colômbia e sobre as estratégias de integração comercial e promoção das exportações brasileiras na América do Sul. Para apresentar as características do BDG, os benefícios e aplicação do produto, haverá uma apresentação do zootecnista José Rodrigo Galli.

No período da tarde, será realizada uma rodada de negócios entre as empresas brasileiras do setor de nutrição animal (DDG/DDGS) e compradores colombianos.

No dia seguinte, 6 de novembro, a delegação brasileira fará uma visita técnica a empresa de rações para animais e a tarde uma reunião com o embaixador brasileiro Paulo Estivallet de Mesquita, representantes do Setor de Promoção Comercial e Investimentos (Secom) do Ministério de Relações Exteriores e adidância agrícola para discutir o suporte governamental disponível para empresas brasileiras no mercado colombiano.

Participam da missão, além da diretora da Unem, Andréa Veríssimo; Marcello Martins e Camila Rey Sampaio da ApexBrasil para América do Sul, Cuba e Panamá; o chefe do SEAGRO da Embaixada Brasileira em Bogotá, Leonardo Bento; o adido agrícola na Colômbia, Clovis Serafini. Entre os representantes das empresas, participam o gerente de marketing e planejamento comercial da FS, José Rodrigo Galli Franco, o coordenador comercial de coprodutos da Neomille, Pedro Henrique Alves da Mota Cintra e o analista comercial sênior da São Martinho, Guilherme Henrique Pereira Martins.

Assessoria de Comunicação – Unem
ascom@etanoldemilho.com.br