O projeto Brazilian Distillers Grains, parceria entre a Unem (União Nacional do Etanol de Milho) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), irá apresentar o DDG/DDGS para o mercado asiático, durante a participação na feira VivAsia 2025, a maior feira de alimentação do continente, com mais de 1.000 estandes e 57 países participantes. A feira será realizada entre os dias 12 e 14 de março, em Bangkok, na Tailândia.

Antes da feira, a missão comercial ao Sudeste Asiático tem reuniões programadas. Nesta terça-feira (11), a equipe fará uma visita à Embaixada Brasileira em Bangkok, logo após uma reunião com CP Group Animal Feed – Plant Ingredient Sector e outra reunião com com a Thai Feed Mill Association (TFMA). 

Ainda na Ásia, o projeto Brazilian Distillers Grains realizará uma Missão Comercial em Singapura, no dia 17 de março, onde acontecerá um Workshop sobre o DDG/DDGS brasileiro, rodadas de negócios e reunião na Embaixada Brasileira em Singapura. 

Para Andréa Veríssimo, diretora de Relações Internacionais e Comunicação da Unem, a importância dessa missão se dá devido ao grande mercado consumidor da Ásia. “É uma região que demanda alimentação animal e essa é uma excelente oportunidade para apresentarmos a qualidade do produto brasileiro in loco”, afirmou. 

A delegação da Unem para a Missão Comercial do Sudeste da Ásia é composta, além de Veríssimo, Brian Patrick Mike e Mathias Peters, da FS, Rasiel Restelatto e Rodrigo Bicarato, da Inpasa, Henrique Cesar Rodrigues Nogueira, da Cerradinho, e Guilherme Henrique Pereira Martins, da São Martinho, todas associadas da entidade.

A Unem representa atualmente 98% da produção nacional de etanol de milho e DDG/DDGS, com 13 indústrias em seu quadro associativo, mais cinco associadas da cadeia de suprimentos industriais e quatro associadas institucionais.

SOBRE O PROJETO

Em 2023, a Unem e a ApexBrasil assinaram um convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, com foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio tem duração de dois anos e inclui ações como missões empresariais, branding e criação de marca para o produto, feiras e projeto imagem.

SOBRE A UNEM

A União Nacional do Etanol de Milho é uma associação privada, sem fins lucrativos ou econômicos, com atuação em todo o território nacional. Desde a sua fundação em setembro de 2017, trabalha para o desenvolvimento e promoção do setor agroindustrial do etanol de milho e outros cereais e seus coprodutos, para a união da cadeia produtiva e defesa de seus interesses globais.

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.