05.08.2025

Presidente da Unem participa de evento nacional sobre transporte ferroviário e competitividade do setor produtivo

Guilherme Nolasco esteve presente como convidado institucional e representou o setor de etanol de milho no encontro promovido pela ABIOVE em Brasília

Desafios do Transporte Ferroviário e Competitividade do Setor Produtivo, auditório da CNA
Desafios do Transporte Ferroviário e Competitividade do Setor Produtivo, auditório da CNA

 

O presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco, esteve presente nesta terça-feira (5), em Brasília (DF), no evento “Desafios do Transporte Ferroviário e Competitividade do Setor Produtivo”, realizado no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Convidado pelos organizadores, Nolasco representou o setor de etanol de milho, reforçando a importância de ampliar o diálogo sobre logística e infraestrutura para garantir mais competitividade à produção nacional de biocombustíveis. “O transporte ferroviário é um pilar estratégico para aumentar a eficiência da cadeia produtiva e garantir competitividade aos produtos brasileiros, como o biocombustível, no mercado interno e internacional”, destacou.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT) e a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), com apoio institucional da Unem.

A programação contou com cerimônia de abertura, a palestra magna “Ferrovias no Brasil: muita carga, pouco trilho” e dois painéis temáticos. O primeiro debateu a situação do transporte ferroviário, a competição modal e o escoamento da produção; e o segundo abordou os desafios legais e regulatórios das concessões ferroviárias.

O encontro reuniu especialistas, lideranças do agronegócio, parlamentares e autoridades públicas. Em pauta estiveram os gargalos da malha ferroviária nacional, os elevados custos logísticos, propostas para modernização do marco legal e o papel da regulação para atrair investimentos e ampliar a concorrência no setor.

 

Assessoria de Comunicação – Unem
imprensa@etanoldemilho.com.br

Observação: com informações da Assessoria de Imprensa da ABIOVE