01.08.2025

Presidente da Unem participa da inauguração da Inpasa Balsas, no Maranhão

Evento contou com autoridades nacionais e marcou expansão da maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina

 

O presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco, participou nesta sexta-feira (1º) da cerimônia de inauguração da nova unidade da Inpasa, em Balsas, no sul do Maranhão.

“A presença da Unem neste evento reforça a importância estratégica do etanol de milho para o Brasil e para o futuro da transição energética. Esta inauguração é um marco importantíssimo para o nosso setor”, afirmou Guilherme Nolasco durante o evento.

A planta industrial da biorrefinaria entra em operação com capacidade para processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, consolidando o papel do Matopiba — região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — como nova fronteira agroenergética nacional.

Com investimento de R$ 2,5 bilhões, a unidade produzirá anualmente 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS e 47 mil toneladas de óleo vegetal, integrando cogeração de energia e práticas de economia circular.

A cerimônia reuniu autoridades como o governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão; e o prefeito de Balsas, Alan Douglas de Oliveira. Representando a anfitriã estavam: José Odvar Lopes, presidente da Inpasa; Gustavo Mariano, vice-presidente; e Eder Lopes, CEO da biorrefinaria.

“Estar aqui hoje é mais do que uma honra. É o resultado de um trabalho coletivo, ousado, dinâmico e aguerrido de todos que compõem este momento. A Inpasa é mais do que uma biorrefinaria que transforma cereais em energia. Nós transformamos realidades também. Em todos os locais aonde chegamos, em conjunto com a comunidade, com os entes públicos e privados, criamos oportunidades”, declarou Gustavo Mariano, vice-presidente da empresa.

“A chegada da Inpasa é um marco para o Maranhão. Empresa que transforma milho em etanol, DDGS e óleo vegetal, e já movimenta a economia da região. Estamos dando o primeiro passo. Esse passo muda a economia de Balsas e do Maranhão, além de transformar oportunidades em realidade para o nosso povo”, comemorou o governador do Maranhão, Carlos Brandão.

“Hoje é um momento de muita felicidade para Balsas. Poder inaugurar essa grande indústria, que gera emprego, renda e atrai investimentos é motivo de orgulho”, acrescentou o prefeito de Balsas, Alan Douglas de Oliveira.

Atuação da Inpasa
A Inpasa já opera quatro outras unidades no país: em Sinop (MT), Sidrolândia (MS), Dourados (MS) e Nova Mutum (MT). Com a inauguração de Balsas, a empresa consolida sua atuação como gigante latino-americana no processamento de milho e sorgo para biocombustíveis, coprodutos e energia renovável. Em construção, a sexta unidade na Bahia: Luiz Eduardo Magalhães. Fora as duas unidades no Paraguai.

 

Assessoria de Comunicação – Unem
ascom@etanoldemilho.com.br

Observação: com informações da assessoria de imprensa da Inpasa