04.07.2025

Evermat recebe licença ambiental para instalação de sua primeira unidade em Mato Grosso

Com espírito empreendedor e raízes no campo, produtores de Mato Grosso investem em usina de etanol que fortalece a bioenergia e gera desenvolvimento regional

 

A Evermat (Indústria de Etanol Verde de Mato Grosso) recebeu, nesta semana, a licença de instalação para sua primeira unidade localizada em Sinop. Nesta primeira fase da indústria, está previsto um investimento de R$ 1 bi, podendo chegar a R$ 4 bi, em até quatro anos, conforme a demanda por ampliação.

A produção inicial estimada é de 207.5 m³/ano de etanol anidro ou 215 mil m³/ano -idratado, 134 mil tonelas/ano de DDGS (Dried Distillers Grains with Solubles), 7.9 mil toneladas/ano de óleo de milho e 13 MW de energia elétrica. Para atender a necessidade industrial, estima-se o processamento de 1.250 toneladas/dia de milho.

A indústria deverá operar 24 horas por dia durante todo o ano. Somente na fase de instalação, trabalham cerca de 850 profissionais de 65 empresas terceirizadas, além de 68 profissionais diretos, podendo chegar a 150 contratações, após o início das operações.

O documento emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) viabiliza a construção da indústria em uma área de 105 mil m² às margens da BR-163, bairro Lídia, saída para os portos do Norte.

 

Nossa história

A Evermat é uma indústria que nasceu da cooperação de 42 famílias de produtores agrícolas de Sinop e região. Grande parte dos sócios são filhos e netos de produtores rurais, provenientes da Região Sul do país. Desbravadores que chegaram ao Estado de Mato Grosso em busca de oportunidades, firmaram raízes, e hoje colhem os frutos do trabalho e da dedicação.

Esse espírito empreendedor e a persistência diante dos inúmeros desafios atrelados ao cultivo agrícola, incluindo a instabilidade climática e econômica, fez com que os produtores decidissem investir no setor industrial, agregando valor à matéria-prima.

“Nos unimos para verticalizar a produção, oferecendo uma alternativa rentável aos produtores rurais, promovendo e impulsionando outras cadeias produtivas do estado, estimulando o desenvolvimento regional e fortalecendo, ainda mais, a matriz energética brasileira – limpa e renovável”, afirma o presidente da Evermat, Tiago Stefanello.

 

 

Assessoria de Comunicação – Unem
Com informações da Assessoria de Imprensa Evermat
ascom@etanoldemilho.com.br