15.05.2025

Unem leva DDGS brasileiro à China e celebra abertura de mercado com seminário em Pequim

Evento técnico marca novo capítulo nas relações comerciais entre Brasil e China no setor de nutrição animal

Andréa Veríssimo, diretora de Relações Internacionais e Comunicação da Unem

 

Na manhã desta quinta-feira (15), a União Nacional do Etanol de Milho (Unem) realizou, em Pequim, um seminário técnico com foco nos coprodutos do milho brasileiro, os chamados Brazilian Distillers Grains (DDG/DDGS). A ação integrou a agenda oficial da missão institucional brasileira à China e reuniu 46 participantes, entre representantes do governo brasileiro, empresas associadas à Unem, entidades do setor de alimentação animal e traders chinesas.

O evento, previsto como uma das ações do convênio firmado com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), teve como objetivo apresentar os diferenciais técnicos e comerciais do DDG/DDGS brasileiro como insumo de alta performance nutricional para a formulação de dietas animais. O produto, coproduto da produção de etanol de milho, tem ganhado destaque internacional pela sua qualidade e contribuição à segurança alimentar global.

A realização do seminário ocorre em um momento estratégico de intensificação das relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e China, impulsionado pela recente visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático. Durante a missão presidencial, foi assinado um protocolo de abertura de mercado para o DDGS brasileiro na China, o que gerou um ambiente de grande interesse e otimismo em torno do produto.

“Estamos satisfeitos com os resultados. Quando organizamos essa missão, nossa ideia era nos apresentar e contar sobre as possibilidades de comércio entre os dois países. Ao longo da semana, houve a assinatura do protocolo de abertura de mercado, e isso despertou o interesse pelo nosso evento, facilitou contatos e acelerou a perspectiva de excelentes resultados para o futuro do DDGS brasileiro”, destacou Andréa Veríssimo, diretora de Relações Internacionais e Comunicação da Unem.

Para ela, a sinergia entre setor público e privado tem sido decisiva: “O esforço conjunto do governo brasileiro, da ApexBrasil e do setor privado está rendendo frutos. Ajudará a acelerar a padronização, as certificações, o acesso ao mercado internacional. Também agradecemos ao apoio das empresas associadas, que compraram conosco essa ideia de internacionalização do etanol de milho e seus coprodutos”, concluiu.

Sobre o projeto DDG/DDGS

Em 2023, a Unem e a ApexBrasil assinaram um convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, denominado Brazilian Distillers Grains. O projeto tem foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio tem duração de dois anos e inclui ações como missões empresariais, branding e criação de marca para o produto, feiras e projeto imagem.

Sobre a Unem

A União Nacional do Etanol de Milho é uma associação privada, sem fins lucrativos, com atuação nacional. Desde sua fundação, em setembro de 2017, trabalha pelo desenvolvimento e promoção do setor agroindustrial do etanol de milho e seus coprodutos, promovendo a integração dos agentes do setor e a defesa de seus interesses no Brasil e no exterior.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

 

Assessoria de Comunicação Unem
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