12.12.25
Brasil celebra marco histórico com a abertura de 500 novos mercados internacionais para o agronegócio brasileiro
Expansão supera metas oficiais e projeta potencial superior a US$ 37,5 bilhões anuais para as exportações brasileiras

O Brasil atingiu um marco histórico ao abrir 500 novos mercados internacionais entre 2023 e 2025, resultado direto da atuação coordenada entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e entidades representativas do setor produtivo nacional.
A celebração desse resultado ocorrerá em 15 de dezembro de 2025, durante a Cerimônia de Inauguração da sede própria da ApexBrasil, em Brasília, que contará com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A estratégia de abertura comercial supera a meta definida em 2023 — que previa a habilitação de 200 novos mercados — reforçando a diversificação da pauta exportadora e o fortalecimento da diplomacia econômica em mais de 80 países.
Segundo projeções oficiais, o impacto já identificado é da ordem de US$ 3,4 bilhões, com potencial para ultrapassar US$ 37,5 bilhões por ano, considerando a diversidade de produtos recém habilitados, como carnes, algodão, pescados, frutas e outros segmentos de alta competitividade.
A União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) participará do evento por meio de seu Presidente Executivo, Guilherme Nolasco, e do CEO da Inpasa, Eder Odvar Lopes. O setor de etanol de milho e coprodutos (DDG/DDGS) celebra a ampliação significativa das oportunidades de negócios para toda a sua cadeia no cenário global.
Parceria com ApexBrasil: sobre o projeto DDG/DDGS
Entre junho de 2023 e agosto de 2025, a Unem e a ApexBrasil mantiveram o primeiro convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, com foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio teve a duração de dois anos e incluiu ações como missões prospectivas e comerciais, branding e criação de marca para o produto, feiras setoriais e projetos imagem.
A parceria foi reforçada em novembro de 2025, quando a ApexBrasil inaugurou seu novo escritório em Cuiabá (MT). Na ocasião, formalizou-se a renovação do convênio com a UNEM, como parte de um pacote de acordos que somaram R$ 42,62 milhões, destinados à promoção de exportações e inteligência de mercado para cadeias estratégicas do agronegócio — dentre elas, o etanol de milho.
De acordo com dados do MAPA, dentre os mercados abertos para o agronegócio, foram considerados novos mercados para o DDG/DDGS do Brasil o Japão, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Malásia, México, Rússia, África do Sul, Reino Unido, Tailândia, Turquia e Vietnã. Os 40 adidos agrícolas brasileiros lotados no exterior seguem conectando-se com os mercados locais e buscando informações e oportunidades para os farelos de milho do Brasil.
Performance de produção e exportação dos DDGs
A expansão da capacidade instalada das usinas de etanol de milho continua impulsionando de forma consistente a produção de DDG/DDGS no Brasil. Na safra 2024/25, a produção nacional encerrou o ciclo com 4,11 milhões de toneladas e deve alcançar 4,89 milhões de toneladas na safra 2025/26, avanço estimado de 19,05%.
No mercado externo, o Brasil vem ganhando relevância. Em 2024, foram exportadas 803.559 toneladas de DDG/DDGS para 18 países, e de janeiro a novembro de 2025 já foram comercializados 830.632 toneladas para 25 países. Turquia, Vietnã e Nova Zelândia responderam por 76,3% das vendas.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o MDIC
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) é responsável pela formulação e execução de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da indústria, do comércio e dos serviços, com foco na competitividade e internacionalização da economia.
Sobre o MAPA
O MAPA é responsável por políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária, bem como pela negociação e habilitação sanitária necessárias ao acesso dos produtos brasileiros a mercados internacionais.
Sobre o MRE
O Ministério das Relações Exteriores conduz a política externa brasileira e coordena ações de diplomacia econômica, incluindo negociações comerciais, articulação consular e promoção internacional de setores produtivos.
Sobre a UNEM
A União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) é uma associação de direito privado, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o acompanhamento e a defesa dos interesses do setor da indústria brasileira de etanol de milho e outros cereais. Criada em 2017, a Unem congrega empresas e entidades que atuam no desenvolvimento de soluções para atender a demanda mundial por fontes de energia limpa, renovável, sustentável e integrada a outros sistemas produtivos, atuando em um círculo virtuoso que vai do campo às cidades.
Assessoria de Comunicação – Unem
imprensa@etanoldemilho.com.br