29.08.2025

Amaggi e Inpasa firmam joint venture para construir usinas de etanol de milho em MT

Parceria prevê investimento bilionário em ao menos três plantas industriais no estado, fortalecendo a bioenergia e agregando valor à produção de grãos

A Amaggi e a Inpasa confirmaram, nesta sexta-feira (29), a criação de uma joint venture para construir ao menos três usinas de etanol de milho em Mato Grosso. O acordo representa mais um passo no processo de expansão e industrialização das companhias, com investimentos bilionários que devem impulsionar o setor de biocombustíveis no Brasil.

A nova empresa unirá a sólida atuação da Amaggi na originação de grãos e logística à expertise da Inpasa, maior produtora de etanol de milho da América Latina. Segundo as empresas, o objetivo é ampliar a industrialização de commodities e gerar mais valor agregado à cadeia produtiva.

Cada planta terá capacidade inicial estimada para processar 2 milhões de toneladas de milho por ano, com produção aproximada de 1 bilhão de litros de etanol por unidade. O município de Rondonópolis foi definido como primeiro contemplado, enquanto Campo Novo do Parecis e Querência também estão no radar dos investimentos.

Sobre o anúncio, o presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco, destacou: “Enxergo uma grande sinergia no profissionalismo de gestão, originação e logística da Amaggi, com a capacidade e know-how operacional e de engenharia da Inpasa, aliado ao grande protagonismo de ser o maior produtor de etanol do país. Literalmente, dois gigantes do agro construindo algo ainda maior.”

A criação da joint venture ainda depende da aprovação das autoridades concorrenciais brasileiras, conforme determina a legislação. A formalização ocorrerá assim que concluídas essas etapas regulatórias.

 

Assessoria de Comunicação – Unem
ascom@etanoldemilh.com.br