13.10.25

Andréa Veríssimo representa a Unem no III Simpósio Internacional de Biocombustíveis na Guatemala

Evento regional discutiu políticas públicas, inovação e cooperação em biocombustíveis como parte da transição energética na Mesoamérica

 

No último dia 8 de outubro, a diretora de Relações Internacionais e Comunicação da Unem, Andréa Veríssimo, participou, por meio de videoconferência, do III Simpósio Internacional de Biocombustíveis, realizado na Cidade da Guatemala, Guatemala. O evento, promovido pelo Projeto Mesoamérica, o Ministério de Energia e Minas da Guatemala, o IICA, a Coalizão Pan-Americana de Biocombustíveis e a AMEXCID, reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor energético da região para debater o papel dos biocombustíveis na transição energética, na mitigação das mudanças climáticas e no desenvolvimento sustentável.

O simpósio teve como objetivo definir diretrizes e linhas temáticas para a formulação da Estratégia Mesoamericana de Energia 2030 (EME 2030), iniciativa regional que abrange cinco áreas: biocombustíveis, mobilidade elétrica, eficiência energética, promoção de energias limpas e renováveis, e interconexão elétrica, com enfoque em justiça energética. Participaram palestrantes do Brasil; Argentina; México; Bolívia; Colômbia, Estados Unidos e Guatemala, além de representantes de organismos internacionais e regionais.

Durante sua apresentação, Andréa Veríssimo abordou o setor de etanol de milho brasileiro, destacando os avanços da indústria no país, incluindo os marcos regulatórios e incentivos à descarbonização; a sustentabilidade e benefícios ambientais do etanol de milho; o crescimento da produtividade e impacto econômico do setor, a indústria e o mercado de etanol no Brasil e as projeções e oportunidades futuras para o setor. Ela também detalhou o trabalho da Unem na internacionalização do setor, enfatizando a importância da cooperação técnica e comercial para fortalecer a bioeconomia regional.

Na cerimônia de abertura, a vice-ministra das Relações Exteriores da Guatemala, Mónica Bolaños Pérez, e o vice-ministro de Energia e Minas, Erwin Barrios, destacaram a importância da cooperação regional e do uso de biocombustíveis para um futuro energético resiliente e sustentável. O diretor executivo do Projeto Mesoamérica, Roberto Carlos Salazar, reforçou que o simpósio contribui para consolidar a Estratégia Mesoamericana de Energia 2030, promovendo uma transição energética justa e adaptada às realidades de cada país.

A participação da Andréa Veríssimo reforça o papel da Unem e do setor de etanol de milho brasileiro no contexto internacional, fortalecendo a presença do país em fóruns regionais e a cooperação técnica com outros países da Mesoamérica.

Mesoamérica

O Projeto Mesoamérica é uma iniciativa regional que promove a integração e cooperação entre Belize, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e República Dominicana, com o objetivo de ampliar capacidades, gerar benefícios concretos e fomentar o desenvolvimento socioambiental. O projeto atua em áreas como infraestrutura, energia, meio ambiente, segurança alimentar e telecomunicações.

Serviço:
Mais informações sobre o evento na reportagem: Celebran III Simposio Internacional de Biocombustibles: un impulso hacia la Estrategia Mesoamericana de Energía 2030

 

Assessoria de Comunicação – Unem
ascom@etanoldemilho.com.br