01.10.25
Diretora de Relações Internacionais e Comunicação da Unem, Andréa Veríssimo, destacou o papel estratégico do coproduto no comércio internacional
Andréa Veríssimo: painelista no TECO 2025
Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, São Paulo (SP) recebeu a 11ª edição do TECO Latin America. Promovido pela Novonesis, empresa global líder em biossoluções, o evento reuniu mais de 300 participantes entre executivos, investidores, representantes de usinas, consultorias e associações do setor de bioenergia.
A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) marcou presença destacando o papel estratégico do etanol de milho e seus coprodutos no cenário internacional. Nesta quarta-feira, a diretora de Relações Internacionais e Comunicação da entidade, Andréa Veríssimo, participou do painel valorização de coprodutos com a palestra “DDGS como Commodity International – Exportações e Cenário Geopolítico”.
Durante sua apresentação, Andréa abordou as oportunidades de mercado para DDG/DDGS, as tendências globais de comércio, e os desafios e estratégias para ampliar a inserção dos coprodutos brasileiros em mercados internacionais.
“A atuação internacional foi vista como uma forma de equilibrar o mercado interno. Ampliar o acesso a mercados externos é uma estratégia clara da indústria, especialmente considerando as grandes perspectivas de crescimento na produção de etanol de milho e de DDGS no Brasil. Só conseguiremos absorver essa produção em expansão se atendermos tanto ao mercado interno quanto ao externo, incluindo novas fronteiras do etanol, como SAF e marítimo. Além disso, políticas de maior adesão em outros países ao etanol rodoviário são essenciais para o setor”, destacou a diretora.
Outras discussões
“Uma das discussões mais interessantes foi sobre biomassa. Algo que precisa ser considerado nos planejamentos, especialmente dos investidores. E tratou-se de outros grãos, com o sorgo, que hoje começa a ser uma realidade. Vimos os exemplos dos Estados Unidos”, acrescentou Veríssimo.
Homenagem
Durante a abertura, a Novonesis entregou troféus a parceiros que se destacaram por suas contribuições ao setor.
A Unem foi uma das instituições reconhecidas, destacando-se pela condução e liderança do Programa E30, bem como pelo projeto de exportação de DDG/DDGS para a Ásia, que abriu novos mercados para os coprodutos do etanol de milho brasileiro.
O prêmio foi entregue ao presidente executivo da instituição, Guilherme Nolasco, por Ethel Laursen, presidente regional da Novonesis, e Fabrício Leal Rocha, head de Bioenergia da empresa.
Presidente da Unem recebe homenagem durante o TECO 2025
Sobre o TECO
O TECO 2025 contou com uma programação estruturada em painéis temáticos, abordando pautas como macroeconomia, sustentabilidade, inovação, rentabilidade da indústria de etanol de milho e grãos, valorização de coprodutos, novas tecnologias, financiamento e impacto social da agroindústria.
O evento proporcionou debates aprofundados entre líderes do setor, incentivando a troca de experiências e a construção de soluções colaborativas para o crescimento sustentável da bioenergia na América Latina.
Assessoria de Comunicação – Unem
imprensa@etanoldemilho.com.br