13.05.2025
Coprodutos do etanol de milho brasileiro ganham acesso ao maior mercado de nutrição animal do mundo
A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) acompanhou a assinatura do protocolo entre Brasil e China que, a partir desta terça-feira (13), viabiliza a abertura de mercado para o comércio dos coprodutos do etanol de milho, como o DDG/DDGS. O documento foi assinado durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim, consolidando uma série de negociações diplomáticas e técnicas entre os dois países. Trata-se de um marco estratégico para o setor de bioenergia e para a internacionalização da cadeia produtiva do etanol de milho brasileiro.
Atualmente, a China é o maior parceiro comercial do Brasil, país visto como aliado estável e confiável, e tem demonstrado crescente interesse em soluções sustentáveis para os desafios energéticos e de nutrição animal. Os coprodutos do etanol de milho brasileiro atendem a esse novo perfil de demanda, oferecendo alto valor nutricional, regularidade no fornecimento e compromisso com a sustentabilidade. “Colaboramos com o governo brasileiro no diálogo com os chineses e identificamos um grande interesse no produto brasileiro”, destaca Guilherme Nolasco, presidente da Unem.
Convidada oficialmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Unem integrou a comitiva do governo brasileiro na Missão Oficial à República Popular da China. Representaram a entidade o presidente executivo, Guilherme Nolasco, e a diretora de Relações Internacionais e Comunicação, Andréa Veríssimo. Em paralelo à agenda oficial, a instituição também cumpriu uma programação própria voltada à promoção dos produtos brasileiros no mercado asiático.
Exportações de DDG/DDGS
Nos últimos dois anos, o Brasil alcançou números expressivos nas exportações de DDG/DDGS:
• 2023: US$ 180,27 milhões. Principais mercados: Vietnã, Nova Zelândia, Espanha, Egito e Turquia.
• 2024: US$ 190,65 milhões. Principais mercados: Vietnã, Turquia, Nova Zelândia, Espanha e Tailândia.
Agenda institucional
A agenda da Unem incluiu participação no Seminário Empresarial Basil China, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), até 14 de maio. No dia 12, Andréa Veríssimo moderou o painel sobre segurança alimentar. Participaram como painelistas: Bruno Ferla, vice-presidente da BRF/Marfrig; José Roberto Goulart, presidente da Alibem; Maurício Rodrigues, presidente da Bayer Brasil; Guilherme Coelho, Presidente da Santa Felicidade; profesor Hu Xiangdong, diretor do Instituto de Economia e Desenvolvimento Agrícola, Academia Chinesa de Ciências Agrícolas; Wang Zhaohui, vice-presidente da COFCO Oil & Oilseeds; Guo Jinyi, co-founder e CEO da Luckin Coffee; e Wei Chen, presidente da China Meat Association. Vale destacar que também participaram do evento três empresas associadas à Unem: INPASA, São Martinho e Be8.
Já para o dia 15, está marcado um seminário técnico exclusivo, também em Pequim, como ação do projeto internacional Brazilian Distillers Grains, em parceria com a ApexBrasil. O evento reunirá representantes do governo, empresas associadas, entidades do setor de alimentação animal e traders chinesas.
Estão previstas ainda visitas técnicas a empresas interessadas em DDG/DDGS, como a estatal China Oil and Foodstuffs Corporation (COFCO), maior processadora e comerciante de alimentos da China. Na sexta-feira 16, visita à fábrica da Wilmar Tianjin e ao Porto de Tianjin.
Novos investimentos
Durante o Fórum Empresarial Brasil-China, empresas chinesas anunciaram R$ 27 bilhões em novos investimentos no Brasil, abrangendo setores como energia renovável, tecnologia, mineração, saúde e logística. Esse movimento reforça o interesse da China em parcerias estratégicas com o Brasil e favorece, indiretamente, a agenda da bioenergia e dos ingredientes vegetais de alta performance zootécnica.
A expectativa é que os avanços desta missão contribuam para o reconhecimento técnico e comercial do setor no cenário internacional. “Estamos diante de uma nova etapa de posicionamento institucional do etanol de milho e seus coprodutos no mundo. A construção dessa relação com a China fortalece nossa presença internacional e sinaliza confiança na qualidade da produção brasileira”, conclui Nolasco.
Sobre o projeto DDG/DDGS
Em 2023, a Unem e a ApexBrasil assinaram um convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, denominado Brazilian Distillers Grains. O projeto tem foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio tem duração de dois anos e inclui ações como missões empresariais, branding e criação de marca para o produto, feiras e projeto imagem.
Sobre a Unem
A União Nacional do Etanol de Milho é uma associação privada, sem fins lucrativos, com atuação nacional. Desde sua fundação, em setembro de 2017, trabalha pelo desenvolvimento e promoção do setor agroindustrial do etanol de milho e seus coprodutos, promovendo a integração dos agentes do setor e a defesa de seus interesses no Brasil e no exterior.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Assessoria de Comunicação Unem
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