06.05.2025

Unem e ApexBrasil fortalecem cadeia do etanol de milho brasileiro em viagem à China

Missão acontece no mesmo período da visita presidencial de Lula e busca ampliar parcerias internacionais para o setor de biocombustíveis e nutrição animal

 

Interior galpão da INPASA (MT) com grãos de milho secos por destilação.
Galpão da INPASA (biorrefinaria no MT) com grãos de milho secos por destilação, originados na indústria de etanol de milho. São farelos proteicos usados omo fonte de alimento na criação de bovinos, suínos, equinos, aves, peixes e pets.

 

De 12 a 16 de maio de 2025, a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza sua primeira missão à China. O objetivo é ampliar a aproximação com o mercado asiático, apresentando a importância estratégica da cadeia produtiva do etanol de milho brasileiro e fortalecendo as bases para futuras parcerias no setor de biocombustíveis e nutrição animal (DDG/DDGS).

A ação ocorre em um momento estratégico: no mesmo período, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também estará em Pequim, em sua segunda visita oficial ao país, para um novo encontro com o presidente Xi Jinping. Enquanto a comitiva presidencial discute projetos de cooperação bilateral e ampliação das relações comerciais, a missão da Unem reforça a inserção da cadeia do etanol de milho e coprodutos para alimentação animal na pauta econômica internacional, alinhando esforços em prol da internacionalização do agronegócio e da bioenergia brasileira.

Agenda

A programação da missão da Unem prevê a participação no Seminário sobre Segurança Alimentar promovido pela ApexBrasil, entre os dias 12 e 14 de maio, em Pequim. Em 15 de maio, será realizado o seminário exclusivo da Unem para apresentar a cadeia do etanol de milho e seus coprodutos a traders e associações chinesas.

O evento contará com falas de Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa; além dos adidos agrícolas do Brasil em Pequim, Jean Felipe Celestino Gouhie e Leandro Diamantino Feijó; e do presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco.

No mesmo dia, às 15h, haverá uma reunião com a China National Grain and Oils Corporation (COFCO), principal estatal chinesa do setor de alimentos. Para o dia 16 de maio estão previstas visitas técnicas a entidades e empresas chinesas, que estão sendo finalizadas.

Associadas

A comitiva do setor de etanol de milho que integra a missão é composta por representantes de empresas associadas à Unem. Estarão presentes Bruno Henrique Maier, gerente de Sustentabilidade e Advocacy da Inpasa; Guilherme Henrique Pereira Martins, especialista comercial da São Martinho S/A; e Leandro Luiz Zat, vice-presidente de Operações da Be8.

Representando oficialmente a instituição, participarão Andréa Veríssimo, diretora de Assuntos Internacionais e Comunicação da Unem, e Guilherme Nolasco, presidente executivo.

Expectativas

A missão comercial marca um importante passo na estratégia de aproximação institucional com o mercado chinês. Em etapa preliminar, a iniciativa busca construir bases sólidas para futuras oportunidades.

A Unem reforça que a missão tem caráter de apresentação e relacionamento, sem criar expectativas que possam interferir nas negociações conduzidas pelo governo federal. “A China é um grande parceiro comercial do Brasil, principalmente nos produtos do agro. Neste momento, nosso papel é mostrar a importância da cadeia do etanol de milho. Essa aproximação é estratégica para abrir possibilidades futuras”, ressalta Nolasco.

Sobre o projeto DDG/DDGS

Em 2023, a Unem e a ApexBrasil assinaram um convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, com foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio tem duração de dois anos e inclui ações como missões prospectivas e comerciais, branding e criação de marca para o produto, feiras setoriais e projetos imagem.

Sobre a Unem

A União Nacional do Etanol de Milho é uma associação privada, sem fins lucrativos ou econômicos, com atuação em todo o território nacional. Desde a sua fundação em setembro de 2017, trabalha para o desenvolvimento e promoção do setor agroindustrial do etanol de milho e outros cereais e seus coprodutos, para a união da cadeia produtiva e defesa de seus interesses globais.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Assessoria de Imprensa Unem
Cel: +55 (61) 9 8179-1773
E-mail: imprensa@etanoldemilho.com.br