06.05.2025
Missão acontece no mesmo período da visita presidencial de Lula e busca ampliar parcerias internacionais para o setor de biocombustíveis e nutrição animal
De 12 a 16 de maio de 2025, a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza sua primeira missão à China. O objetivo é ampliar a aproximação com o mercado asiático, apresentando a importância estratégica da cadeia produtiva do etanol de milho brasileiro e fortalecendo as bases para futuras parcerias no setor de biocombustíveis e nutrição animal (DDG/DDGS).
A ação ocorre em um momento estratégico: no mesmo período, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também estará em Pequim, em sua segunda visita oficial ao país, para um novo encontro com o presidente Xi Jinping. Enquanto a comitiva presidencial discute projetos de cooperação bilateral e ampliação das relações comerciais, a missão da Unem reforça a inserção da cadeia do etanol de milho e coprodutos para alimentação animal na pauta econômica internacional, alinhando esforços em prol da internacionalização do agronegócio e da bioenergia brasileira.
Agenda
A programação da missão da Unem prevê a participação no Seminário sobre Segurança Alimentar promovido pela ApexBrasil, entre os dias 12 e 14 de maio, em Pequim. Em 15 de maio, será realizado o seminário exclusivo da Unem para apresentar a cadeia do etanol de milho e seus coprodutos a traders e associações chinesas.
O evento contará com falas de Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa; além dos adidos agrícolas do Brasil em Pequim, Jean Felipe Celestino Gouhie e Leandro Diamantino Feijó; e do presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco.
No mesmo dia, às 15h, haverá uma reunião com a China National Grain and Oils Corporation (COFCO), principal estatal chinesa do setor de alimentos. Para o dia 16 de maio estão previstas visitas técnicas a entidades e empresas chinesas, que estão sendo finalizadas.
Associadas
A comitiva do setor de etanol de milho que integra a missão é composta por representantes de empresas associadas à Unem. Estarão presentes Bruno Henrique Maier, gerente de Sustentabilidade e Advocacy da Inpasa; Guilherme Henrique Pereira Martins, especialista comercial da São Martinho S/A; e Leandro Luiz Zat, vice-presidente de Operações da Be8.
Representando oficialmente a instituição, participarão Andréa Veríssimo, diretora de Assuntos Internacionais e Comunicação da Unem, e Guilherme Nolasco, presidente executivo.
Expectativas
A missão comercial marca um importante passo na estratégia de aproximação institucional com o mercado chinês. Em etapa preliminar, a iniciativa busca construir bases sólidas para futuras oportunidades.
A Unem reforça que a missão tem caráter de apresentação e relacionamento, sem criar expectativas que possam interferir nas negociações conduzidas pelo governo federal. “A China é um grande parceiro comercial do Brasil, principalmente nos produtos do agro. Neste momento, nosso papel é mostrar a importância da cadeia do etanol de milho. Essa aproximação é estratégica para abrir possibilidades futuras”, ressalta Nolasco.
Sobre o projeto DDG/DDGS
Em 2023, a Unem e a ApexBrasil assinaram um convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, com foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio tem duração de dois anos e inclui ações como missões prospectivas e comerciais, branding e criação de marca para o produto, feiras setoriais e projetos imagem.
Sobre a Unem
A União Nacional do Etanol de Milho é uma associação privada, sem fins lucrativos ou econômicos, com atuação em todo o território nacional. Desde a sua fundação em setembro de 2017, trabalha para o desenvolvimento e promoção do setor agroindustrial do etanol de milho e outros cereais e seus coprodutos, para a união da cadeia produtiva e defesa de seus interesses globais.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Assessoria de Imprensa Unem
Cel: +55 (61) 9 8179-1773
E-mail: imprensa@etanoldemilho.com.br