UNEM

UNEM Etanol Milho Alcool

Nova unidade industrial vai ofertar 266 milhões de litros de etanol

Está em operação desde segunda-feira, 1ª de janeiro de 2024, a mais nova indústria de etanol, farelos e óleo de milho do Brasil, localizada no município de Maracaju (MS). Com isso, o país passa a contar com 22 unidades industriais de etanol de cereais, sendo dez delas com dedicação exclusiva (full). A nova unidade possui capacidade de ofertar ao mercado 266 milhões de litros de etanol, 161 mil toneladas de DDGS, 10 mil toneladas de óleos e de comercializar 51 GWh. Atualmente, o etanol de milho e cereais já representa mais de 20% da produção nacional do biocombustível, se consolidando como fonte indispensável no processo de transição energética do Brasil.

Para a União Nacional de Etanol de Milho (Unem), entidade que representa mais de 90% da capacidade instalada no país, a cada início operacional de novas unidades, o Brasil solidifica sua vocação para produção de bioenergia a partir de matrizes renováveis e de baixa emissão de gases de efeito estufa.

O presidente-executivo da Unem, Guilherme Nolasco, defende políticas e iniciativas que fomentem cadeias produtivas sustentáveis. “Nos últimos anos, o Brasil se posicionou fortemente em defesa dos biocombustíveis renováveis em substituição às matrizes fósseis. Com isso, o país atrai investidores que buscam novos modelos econômicos com foco na conservação da biodiversidade e no desenvolvimento das pessoas, garantindo a geração de riquezas para todos. O setor de etanol de cereais atua justamente no fortalecimento de um círculo virtuoso de desenvolvimento, com estímulo a diferentes cadeias produtivas, do campo até a cidade”.

A nova unidade da Neomille, em Maracaju (MS), inicia a produção após 18 meses de obra, dentro da previsão inicial do projeto. Foram cerca de 4500 profissionais envolvidos durante a fase de construção. Com a conclusão, a expectativa é criar cerca de 200 empregos diretos e 600 indiretos, contribuindo significativamente para a economia regional.

A Cerradinho Bioenergia, detentora da empresa, investiu R$ 1,080 bilhão na construção de sua nova planta de etanol, com tecnologia de última geração, materializando mais uma etapa de seu plano de diversificação e expansão do negócio.

Renato Pretti, diretor executivo do Negócio Milho, esteve à frente da implantação da nova fábrica e enfatizou a dedicação da equipe do projeto, que não mediu esforços em colocar “em pé” tudo o que foi planejado. “Foram muitos desafios vencidos por uma equipe de excelência que nos dá muito orgulho”. Destacou também a colaboração e agilidade nas relações com o Governo do Mato Grosso do Sul, desde o início do empreendimento, em especial a eficiência do processo de licenciamento, que permitiu que a empresa finalizasse as construções dentro do prazo planejado para iniciar suas operações. “Agora, estamos prontos e liberados para funcionar com força total, além de ansiosos para alcançar todo o potencial da nova fábrica da Neomille”, completa Pretti.