UNEM

13 de março de 2020

Em reunião com Sefaz, Unem debate política tributária para etanol e DDG

 

Política tributária foi pauta de destaque na semana passada na Unem. No dia 3 de março, o presidente da entidade, Guilherme Nolasco, se reuniu com o secretário adjunto de Arrecadação, Fabio Pimenta, e sua equipe técnica para debater sobre três pleitos estratégicos para o setor.

 

Um deles é o recebimento de dados mensais e históricos de comércio interno e interestadual e de exportação de etanol de milho em 2019. Será com base nesses dados que a Unem poderá acompanhar o cumprimento da Resolução 040/2019, que reduz a alíquota de ICMS conforme aumenta o volume de combustível comercializado em âmbito interestadual. Atualmente, o percentual é de 6%, podendo chegar a 5% quando o volume produzido e comercializado atingir em 800 milhões de litros de etanol, o que deverá ocorrer ainda em 2020.

 

Essa mesma lógica de ampliar o incentivo fiscal conforme aumenta o volume produzido e comercializado no mercado interestadual foi solicitada para o DDG mato-grossense. A proposta da Unem é de que a alíquota atual do DDG (de 5,30%) seja reduzida em, no mínimo, um ponto percentual (1 pp) mediante a expansão desse mercado específico.

 

Outro assunto debatido na Sefaz foi a possibilidade de realizar um convênio para remessa e armazenagem interestadual de etanol, com suspensão do ICMS, tributando o produto posteriormente no ato da venda. Essa alternativa é uma oportunidade para viabilizar o fluxo contínuo ao mercado consumidor, reduzindo o custo do frete e dando mais escala às usinas. A proposta será oficializada na Sefaz, que acenou ser possível evoluir nas tratativas.

Empresas interessadas em se associar

 

A semana contou também com uma call do presidente da Unem, Guiherme Nolasco, com representantes da Zanardo, fornecedora de válvulas para usinas de etanol de milho, com sede em Araçatuba (SP). A empresa estava interessada em conhecer o trabalho da Unem e manifestou interesse em se associar, assim como a Rockwell Automation, companhia de automação industrial multinacional. A Rockwell é uma das principais fornecedoras da indústria de etanol norte-americana, com histórico e conhecimento técnico do setor.

USDA visita Unem e planeja envio de comitiva de produtores de etanol de milho dos Estados Unidos

 

No dia 5 de março, a Unem recebeu a visita da adida agrícola do Serviço Exterior de Agricultura do United States Department of Agriculture (USDA), Katie Woody. Interessada em compreender a conjuntura atual de produção de etanol de milho no Brasil, Woody buscava dados sobre volume, investimentos e projetos de usinas. Como resultado da visita, ficou prevista a vinda a Mato Grosso de uma comitiva de produtores norte-americanos de etanol de milho, preocupados em atender as exigências do RenovaBio, ainda no primeiro semestre.

Abertura de Safra Datagro

 

O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, apresentou números atualizados sobre o mercado de etanol de milho nesta quarta (11) durante a “Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2020/21 Santander DATAGRO”, em Ribeirão Preto (SP). Clique aqui http://bit.ly/pptUNEM2020 para conferir a apresentação na íntegra.

Agenda Unem

Segunda-feira (16): reunião de Conselho de Administração e Assembleia Geral em Cuiabá/MT, 9h. Associados convocados!

 

Observamos que, em função da disseminação do coronavírus, todas as agendas externas foram canceladas nesta semana. Estavam previstas reuniões na ANP, na Coordenação de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, entre outros.

 

 

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br