Unem Informa 01

24 de janeiro de 2020

Mapa avalia importação de milho

 

Foi criado na terça (21) o grupo de monitoramento do abastecimento de milho, coordenado pela Conab e vinculado à Câmara Setorial de Milho e Sorgo do Mapa. O grupo se reunirá de três a quatro vezes por ano, reunindo informações de produção, demanda interna e volume exportado.

“Da análise do cenário de oferta e demanda, faremos a avaliação do mercado e das necessidades de políticas e intervenções públicas”, observa Guilherme Nolasco, presidente da Unem. O grupo será composto por representantes da Abramilho, Anec, ABPA e Unem – entre outros.

Na pauta da primeira reunião, o maior destaque foi a análise do cenário de

produção e disponibilidade de milho no mercado interno. “Com as projeções indicando que teremos um estoque em volume menor do que o esperado até o início da segunda safra no Centro-Oeste, o Mapa considera a possibilidade de abrir a importação de milho junto à Argentina”, informa Nolasco.

 

Unem busca plataforma de dados da cadeia do etanol

 

Mantido pelo Mapa, o Sistema de Acompanhamento de Produção (SAPCana) é uma plataforma de informação que reúne os dados de produção e industrialização de todas as unidades que produzem açúcar e álcool no Brasil. Todos os dados são computados on-line e servem de input para a análise de cenários e tomada de decisões públicas.

Em visita à Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Mapa, junto ao Departamento de Estudos e Prospecção, o presidente da Unem, Guilherme Nolasco, propôs a construção de uma evolução da plataforma SAPCana. “A tecnologia já existe e está pronta. Basta incorporarmos mais alguns dados para podermos dispor de uma matriz estratégica do mercado de etanol de milho, DDG e óleo de milho”, observa Nolasco.

Como se trata de uma cadeia de negócios nova, a produção de etanol de milho ainda não dispõe hoje de uma fonte única centralizando dados e estatísticas.

“Um dos papeis da Unem é provocar órgãos e empresas para dispormos de uma plataforma que nos permita ter uma visão estratégia de inteligência de mercado”, afirma o presidente.

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