UNEM

logo_horizontal-02

20 de dezembro de 2021


Quarta-feira (01.12)
Unem apresenta proposta de adequações durante reunião de monitoramento

A União Nacional de Etanol de Milho (Unem) participou da X Reunião de Monitoramento do Abastecimento de Etanol de 2021. Ao lado da  União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) e da FNS, fez uma apresentação sobre a percepção do setor de produção para a entressafra.

O objetivo das reuniões coordenadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) é acompanhar as condições de abastecimento do etanol.

Além da Unem, da Unica e do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), também participara a Empresa de Pesquisa de Energia (EPE), a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom).

A Unem propôs adequações ao Projeto de Lei (PL) 3149/20, que permite que o produtor rural que fornece matéria-prima para a produção de biocombustível, como cana-de-açúcar, milho, soja e palma (óleo de dendê), participe da receita gerada pela negociação dos Créditos de Descarbonização (CBIO). Entre as entidades que participaram do debate estavam a ÚNICA, FNS, Ministério de Minas e Energia (MME), Confederação Nacional da Agropecuária (CNA), Aprojosa e Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).


Quinta-feira (02.12)

Orçamento 2022

O Grupo de Trabalho composto pelas usinas associadas se reuniu na primeira quinzena de dezembro para atualizar a agenda e definir um novo modelo de contribuição a ser levado para aprovação na Assembleia, adequando as receitas com a necessidade orçamentária para 2022.


Segunda-feira (06.12)

Entidades solicitam esforços para pautas em tramitação no Congresso

Durante reunião do Instituto Pensar Agro (IPA), as entidades pediram informações sobre algumas matérias em tramitação no Congresso Nacional, como a Lei Complementar 130, que dispõe sobre a Modernização das Cooperativas de Crédito, do deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA SP). A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) pediu para que a pauta seja incluída na Reunião Almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Outro projeto debatido durante a reunião foi o PL 2510/2019, que trata sobre as áreas de preservação permanente. A matéria voltou para a Câmara e deverá ser votada com urgência.

A reunião foi mais rápida em virtude da entrega de um prêmio ao presidente Jair Bolsonaro.


Segunda-feira (13.12)

2022, o ano da Unem

Unem realizou duas reuniões no último dia 13 de dezembro. Primeiramente o Conselho de Administração se  reuniu para apresentação das principais ações de 2021 e do Planejamento Estratégico. Em seguida foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre questões como as receitas e despesas e orçamento 2022.

O presidente do Conselho Administrativo, Henrique Urich, fez um balanço otimista do setor e ressaltou a necessidade de se definir prioridades e o planejamento de ações em 2022. Para ele, diante da estimativa de produção na próxima safra brasileira de um acréscimo de 30 milhões de toneladas de milho, não haverá problemas de matéria prima para a produção de etanol. A meta, de acordo Urich, é definir um alinhamento estratégico a curto, médio e longo prazos para que a cadeia do setor mantenha os ganhos com a evolução da produtividade.

“O trabalho da Unem junto aos associados é relevante, mas para perpetuar o etanol de milho temos que ter uma avaliação crítica e construtiva, com consenso para determinar as ações necessárias para a evolução do setor”, constatou o presidente do Conselho.

Neste contexto, o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, informou que a entidade foi convidada para participar de uma reunião no Rio Grande do Sul onde os empresários vão discutir com o governador Eduardo Leite a viabilidade de implantação do primeiro projeto de usina à base de cereais (trigo e arroz), e demais  matérias primas, disponíveis na região. Outras visitas também estão agendadas em Campo Mourão e em Jandaia do Sul, no Paraná,  que já têm usinas. “Tudo o que a gente está construindo em conjunto, consolida 2022 como um grande ano para a  instituição”, constatou Nolasco.

Durante a reunião do Conselho de Administração, também foi apresentado e aprovado o resultado final do Planejamento Estratégico da entidade, um trabalho realizado ao longo deste ano que traçou metas, objetivos e construiu a base dos trabalhos da entidade.

Em seguida, os conselheiros aprovaram o orçamento, estimado em R$ 1,6 milhão para o exercício de 2022. Outra aprovação foi com relação a mudança na metodologia de contribuição, que passará a ser proporcional à produção dos associados.


Quarta-feira (14.12)

Licenciamento ambiental e regularização fundiária.

Na terça-feira (14), a Unem participou da Reunião de Diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária, com temas importantes em tramitação no Congresso Nacional sob monitoramento do Ipa em Brasília.

Estavam na pauta, os temas  Pesticidas, o Marco Legal das Ferrovias, a BR do Mar, o programa Autocontrole, Bioinsumos, licenciamento ambiental e regularização fundiária.

A reunião-almoço, sob a liderança do deputado Sergio Souza, presidente da FPA, contou com a presença da ministra da Agricultura,Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ministro da Cidadania, João Roma , o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite e o presidente do Incra,  Geraldo Melo Filho.

Os ministros fizeram balanço e prestação de contas das ações ministeriais em 2021, detalhando os principais avanços e desafios para 2022, com intervenção de deputados e senadores que compõem a FPA, além de todas as entidades mantenedoras do IPA.

Ainda em Brasília, o presidente da Unem, Guilherme Nolasco participou de reunião na Abramilho, com o ex-ministro e presidente executivo da entidade Alysson Paulinelli e o presidente de honra e conselheiro César Ramalho e Sérgio Bortolozzo. Os líderes conversaram sobre estratégias para incentivar o aumento da produção de milho no Brasil e do interesse mútuo das duas entidades em caminhar juntas em várias pautas importantes para toda a cadeia do milho que sustenta todo o crescimento da indústria de etanol.


Quarta-feira (15.12)

Unem participa de Assembleia Geral do IPA

A Unem participou da Assembleia Geral Extraordinária do Instituto Pensar Agro (IPA), realizada virtualmente, para apreciação das receitas e despesas de novembro e formação do Conselho de Ética da entidade.

A Aprosoja Brasil fez uma apresentação durante a reunião e os representantes das Comissões Temáticas apresentaram as pautas prioritárias.