UNEM

 

17 de Junho de 2021


 

MEDIDORES DE VAZÃO

Unem participa de reuniões para discutir Projeto de Lei.

O Projeto de Lei n. 113/2020, que trata da criação de mecanismos para coibir sonegação fiscal no setor de combustíveis, foi tema de reuniões em que a Unem participou nos meses de maio e junho. A primeira ocorreu no dia 14 de maio na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e contou com a participação do Sindalccol e do corpo jurídico da federação. 

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual, Wilson Santos (MT), que motivado pela CPI da sonegação fiscal, propôs a obrigatoriedade de controle de produção por meio de medidores de vazão nas usinas de etanol de Mato Grosso

No dia 25 de maio, as entidades se reuniram para aprovação de minuta de um substitutivo integral ao PL para ser encaminhado ao deputado, com contribuições da Sefaz.

 


 

CNA promove evento técnico para discutir combate à cigarrinha

Durante Seminário Técnico gratuito promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no dia 18 de maio, foram discutidas ações e manejos eficientes para a redução dos danos da cigarrinha (enfezamentos) do milho. 

Participaram do debate representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), consultores de campo, CropLife Brasil, além de produtores.

Para o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, o evento técnico foi bastante relevante, “pois com o manejo adequado é possível obter maior produtividade, impactando diretamente na cadeia do etanol de milho”, destacou.

Para assistir ao evento, acesse o link.

 


 

Reunião quinzenal da Unem segue acompanhando pautas tributárias

A cada 15 dias, o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, se reúne com o grupo de monitoramento de pautas tributárias federais para avaliar tramitações, proposições e bastidores da Reforma Tributária. 

Já no dia 4 de junho, a reunião virtual serviu para os participantes se atualizarem sobre as tramitações e preposições da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) junto à Reforma Tributária no Congresso Nacional. O advogado da Unem, Genekson Júnior, participou das discussões representando o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, que não pôde estar presente.

“Na reunião on-line, ocorrida no dia 21 de maio, também tratamos de temas que estão em discussão na Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), além de agendas no Congresso Nacional e demais poderes que possam impactar diretamente em nosso setor”, explicou Nolasco.

 

 


 

Assembleia Geral do IPA

Em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), promovida de forma remota no dia 25 de maio, além da apreciação da ata da reunião anterior e deliberação das receitas e despesas do mês de abril, houve a apresentação ‘De olho no material escolar: CropLife Brasil’ e também de Temas Prioritários das Comissões Temáticas do IPA.

A reunião teve a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, João Martins, do Diretor Geral do SENAR, Daniel Carrara, e d o Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Márcio de Freitas, para o Lançamento do Programa Agro Fraterno.

Foi realizada também uma apresentação das soluções de comunicação da CitrusBR para comunidade internacional.

 


 

Reunião entre Unem e Aprosoja-MT visa aproximação das entidades 

No dia 25 de maio, a Unem se reuniu com a diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) visando maior aproximação com a entidade, já que existem muitas ações de interesse comum.

“Mesmo sendo associada à Unem, a proximidade e parceria com a Aprosoja-MT em pautas comuns traz benefícios para toda a cadeia de produção do milho e, ainda, mantém, a sustentabilidade do crescimento do setor de etanol de milho em Mato Grosso”, afirmou o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco. A reunião ocorreu na sede da Aprosoja-MT. “O presidente Fernando Cadore, reiterou o compromisso de que a Aprosoja lidera e direciona seus associados para que os contratos de entrega de (milho) sejam cumpridos.”

 


 

Embrapa Agroenergia comemora 15 anos de atuação

No dia 26 de maio, a Embrapa Agroenergia comemorou seu 15º aniversário durante cerimônia on-line. O chefe-geral do centro de pesquisa, Alexandre Alonso, fez questão de convidar a Unem para participar da comemoração.

Durante a programação, houve apresentação de ativos tecnológicos, recredenciamento da Unidade Embrapii, assinatura de acordos de parcerias, apresentação de edital de inovação, além de lançamento de publicações. 

Acesse a reunião pelo link.

 


 

Unem participa de audiência pública na AL sobre PLC 20/2021

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso promoveu, no dia 27 de maio, audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) 20/2021 – Mensagem nº 48/2021, que altera dispositivo da Lei Complementar 233/2005 sobre a Política Florestal estadual. A audiência atendeu ao pedido do Ministério Público para esclarecer o PLC, que é de autoria do Poder Executivo. 

“Tivemos participação ativa nas discussões, demonstrando a importância do incentivo e fomento ao setor de florestas plantadas para a continuidade dos investimentos na indústria do etanol de milho em Mato Grosso”, ressaltou o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco.

 


 

Presidente da Unem faz apresentação para associados da Acrismat

Durante reunião on-line da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), realizada no dia 27 de maio, o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, realizou uma explanação sobre a atuação da entidade e também sobre os benefícios dos DDG/DDGs. 

“Apresentamos para a diretoria a situação atual e perspectivas do setor de etanol de milho no estado para os próximos anos, bem como a oferta projetada de farelos de milho (DDG/DDGs) e sua competitividade frente às demais proteínas no mercado”, enfatizou o presidente.

 


 

Unem se reúne com representantes da Abiove

No dia 10 de junho, a Unem se reuniu com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Furlan Amaral e André Nassar, que apresentaram o sistema criado em parceria com o Serasa para monitorar fornecedores e contratos de compra antecipada de comodities com entrega futura.

 


 

Unem se reúne com Bradesco BBI + Investidores

Neste mês, no dia 11 de junho, a Unem apresentou, de forma on-line, o setor de etanol de milho para gestores de fundos de investimentos capitaneados pelo Bradesco BBI. O Banco de Investimento da Organização Bradesco é responsável pela originação, estruturação, execução e distribuição de operações nos segmentos de renda variável, renda fixa, operações estruturadas, fusões, aquisições e financiamento de projetos. 

 


 

E MAIS!

– No dias 17 e 24 de maio, ocorreram reuniões on-line das entidades do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). Na oportunidade, os associados discutiram as agendas em curso na FPA e Congresso Nacional.

– Em reunião on-line, no dia 10 de junho, o Conselho de Administração do Instituto PCI – Produzir, Conservar e Incluir debateu diversos temas, entre eles: Cooperação do PCI – Earth Worm, contratação de assessoria para o Projeto PCI GIZ, introdução de marcadores no orçamento, e funcionamento dos Comitês.