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Jornalistas internacionais vêm ao Brasil conhecer sistemas produtivos integrados de biocombustíveis e alimentos

Jornalistas de quatro países, um correspondente de veículo internacional e uma repórter da imprensa nacional participaram da primeira edição do Projeto Imagem do Brazilian Distillers Grains, realizado pela União Nacional do Etanol de Milho (Unem) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os convidados visitaram, entre os dias 1º e 5 de julho, três indústrias brasileiras de etanol de milho e quatro propriedades rurais para conhecer todo o processo produtivo dos farelos de milho utilizados para nutrição animal, os DDG/DDGS, desde o plantio do milho até a aplicação na dieta de bovinos e suínos.

O Projeto Imagem integra as ações do projeto de promoção das exportações do DDG/DDGS, desenvolvido por meio de um convênio entre a Unem e a ApexBrasil. Seis jornalistas participaram das visitas, sendo eles da Nova Zelândia, China, Vietnã, Espanha, um correspondente brasileiro de um grupo editorial holandês e uma jornalista brasileira representando a imprensa nacional, esta convidada por meio de contrapartida da Unem. A seleção dos jornalistas deu-se a partir dos países considerados prioritários dentro do projeto, devido ao potencial de importação do DDG/DDGS brasileiro.

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Jornalistas internacionais visitam indústria de etanol de milho em MT

Nesta primeira edição, o projeto visitou indústrias e fazendas instaladas em Mato Grosso, estado brasileiro que concentra 67% da produção nacional de DDG/DDGS e 68% da produção de etanol de milho do país. O presidente-executivo da Unem, Guilherme Nolasco, afirmou que o Projeto Imagem representa um grande passo para a cadeia do etanol de milho no Brasil, uma vez que é um setor novo, que em pouco tempo ganhou representatividade e busca mercados para dar destinação aos excedentes produzidos. “Melhor do que falar sobre o setor, é mostrar. O convite foi para que os jornalistas viessem para cá e pudessem ver com os próprios olhos o que estamos produzindo e como estamos produzindo. Não será a Unem ou a ApexBrasil falando sobre seu produto, são profissionais referendados, de veículos internacionais e que possuem credibilidade que vão nos apresentar aos potenciais compradores.”

A gerente de Relações Internacionais da Unem, Andréa Veríssimo, destacou todo o trabalho de construção do Projeto, desde a seleção dos jornalistas, preparação das empresas que receberam os profissionais para que pudessem passar as mensagens com transparência e coerência e todo suporte para os jornalistas se sentirem acolhidos. “O Brasil é um exemplo em produção sustentável, nosso parque industrial é moderno, assim como as propriedades rurais que fornecem os insumos para indústrias e consomem os produtos dessas indústrias. Não temos nada a esconder, pelo contrário, precisamos mostrar tudo que produzimos, como produzimos e para quem podemos produzir”, explicou Andréa Veríssimo.

Durante os cinco dias de programação, os jornalistas conheceram as biorrefinarias ALDBioenergia, no município de Nova Marilândia (MT), Inpasa, unidade de Nova Mutum (MT) e FS, localizada em Lucas do Rio Verde. Além disso, visitaram uma propriedade rural em Diamantino, onde puderam conhecer o sistema produtivo integrado que realiza três produções ao longo de um mesmo ano safra, uma fazenda em Nova Mutum que integração lavoura-pecuária, uma área também em Nova Mutum, onde estão sendo cultivados bambu e eucalipto para fornecimento de biomassa para as indústrias de etanol de milho, e uma fazenda produtora de grãos, suínos e pecuária de corte, em Lucas do Rio Verde, que utiliza o DDG como fonte nutritiva para os animais.

O roteiro da viagem foi planejado para que os jornalistas tivessem uma visão 360 graus da cadeia produtiva, do cultivo do grão e da biomassa ao consumo dos DDG/DDGS. Para o gerente de exportações da Inpasa, Rodrigo Bicaratto, a visita foi uma oportunidade de apresentar toda a tecnologia que a indústria brasileira possui e como isso se reverte em produtos de qualidade para o mundo. “Recebemos profissionais qualificados, que entendem do setor e que estavam em busca de notícias. Foi uma experiência muito importante para todos nós”.

O CEO da ALD Bioenergia, Marco Orozimbo, destacou a importância da iniciativa para a promoção dos produtos brasileiros nos mercados prioritários. “A visita não apenas destacou a importância dos biocombustíveis no cenário global, mas também ampliou as perspectivas de posicionamento da ALD Bioenergia e seus produtos no mercado internacional de agronegócio”.

“O projeto da Unem – ApexBrasil para expandir a imagem dos DDG/DDGS internacionalmente é de suma importância para o agronegócio nacional. A agroindústria de etanol de milho brasileiro está realizando um trabalho transformacional, focado em uma produção sustentável com milho de segunda safra, em larga escala e com um rigoroso padrão de qualidade. Receber jornalistas dessas regiões estratégicas reforça o potencial de negócio e amplia o reconhecimento internacional de nossas inovações e esforços. Este é um passo significativo para mostrar ao mundo a excelência e o impacto positivo da nossa produção.” diz o diretor comercial da FS, Victor Trenti.

Primeiras impressões

Se, por um lado, as empresas e produtores brasileiros ficaram satisfeitos com a oportunidade de mostrar a cadeia produtiva do etanol de milho no Brasil, os jornalistas convidados voltaram para seus países com bagagem repleta de informações e notícias para seus leitores.

O repórter Richard Rennie, do semanário neozelandês Farmers Weekly, destacou o sistema produtivo do país que é capaz de produzir até três safras ao longo de 12 meses, algo improvável de acontecer em países de clima temperado. “Assim como muitos estrangeiros, tinha uma preconcepção de que o Brasil se resumia às grandes cidades como Rio e São Paulo e à Floresta Amazônica. Mas vimos que há muitos ‘Brasis’ entre esses dois lugares. Viemos conhecer a indústria de etanol de milho, o crescimento deste setor e pudemos ver como as pessoas estão trabalhando, nas indústrias e nas fazendas, para produzir de forma sustentável”.

Daniel Azevedo, jornalista brasileiro correspondente da revista All About Feed, na Holanda, falou sobre as soluções que o setor do etanol de milho possui, desde o cultivo de biomassa até o tratamento dos efluentes. “Pudemos ver todo o potencial que o DDG/DDGS possui em termos de nutrição animal e outras técnicas de produção, como o cultivo de bambu e o tratamento do solo a partir dos dejetos da produção animal”.

Participaram da press trip os jornalistas Jesus Lopex, das revistas Agricultura e Ganadería, da Espanha, o jornalista Richard Rennie, do jornal Farmers Weekly da Nova Zelândia, Wuntig Hou, repórter do site de notícias econômicas Caixin, da China, a repórter de economia do site Viet Nam News, do Vietnã, Daniel Azevedo, repórter do Agrofy News e correspondente das revistas holandesas Pig Progress, Future Farming, Poultry World, Dairy Global, All About Feed, e a jornalista Eliane Silva, repórter de agronegócio do jornal Valor e da Globo Rural.

Brazilian Distillers Grains

Os produtos de nutrição animal produzidos a partir do etanol de milho recebem o nome de Brazilian Distillers Grains no mercado internacional. Eles são originados pelas indústrias de etanol de milho durante o processo de produção dos biocombustíveis e chamados de DDG/DDGS no Brasil. Os farelos de milho (DDG/DDGS) são utilizados nas dietas de bovinos, suínos, aves, peixes e animais de companhia e possuem elevado valor nutricional. 

Em 2023, a Unem e a ApexBrasil assinaram um convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, com foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio tem duração de dois anos e inclui ações como missões empresariais, branding e criação de marca para o produto, projeto imagem e projeto comprador.