UNEM

21 de outubro de 2021

 


Unem dá continuidade às ações do Planejamento Estratégico

Mais uma etapa do projeto de elaboração do Planejamento Estratégico da Unem foi realizada em outubro. Dados e estatísticas do setor foram solicitadas ao Imea para servirem de base para as metas e objetivos que serão traçados. A reunião virtual foi realizada com presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, o novo presidente do Imea, Cleiton Gauer e com diretora da Brandão Governança, Cristiane Brandão, além de analistas e assessores das entidades.


Unem se apresente ao Conselho Temático da Agroindústria (Coagro) 

O presidente-executivo da Unem, Guilherme Nolasco, participou da 6ª Reunião Ordinária do Conselho Temático da Agroindústria (Coagro) da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), onde foi a vez da UNEM se apresentar ao Conselho, demonstrando a situação atual e as perspectivas futuras do setor de etanol de milho. Neste mesmo dia, a entidade também esteve presente da reunião das entidades que compõem o Instituto Pensar Agro (Ipa).


Presidente executivo da Unem dá entrevista à Agência Estado

O jornalista da Agência Estado Augusto Decker realizou uma entrevista exclusiva com o Guilherme Nolasco para falar sobre as perspectivas de produção de DDGS e WDG no Brasil nas próximas safras. O material foi divulgado primeiramente com exclusividade para os assinantes do Broadcast Estadão e depois compartilhado com outros veículos de imprensa.

Você pode acessar a reportagem AQUI.


Unem participa de reunião na FPA, com ministro do Meio Ambiente

A Unem participou presencialmente da reunião da Diretoria da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Estavam em pauta as discussões sobre manejo do fogo, uso de pesticidas, questões indígenas, custos cartorários e o diesel renovável. No tradicional almoço da FPA foi discutida a Agenda Brasileira na COP26 e estiveram presentes o Embaixador Fernando Simas, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Marcos Montes, representando a Ministra e o secretário de Inavação do Mapa, Fernando Camargo. O Prêmio FPA, a 5G e Conectividade Rural e os Projetos de Lei (PL) 27/2020 e 11/2020 também foram abordados durante o econtro.


Encontro de lideranças em Brasília 

Em Brasília, o presidente-executivo da Unem, Guilherme Nolasco, acompanhado pelo assessor jurídico Eduardo Lourenço, esteve reunido com o líder do setor Sucroenergético na Câmara Federal, deputado Arnaldo Jardim. A agenda foi acompanhada por Roberto Holanda Filho, da Biosul, do representante do Fórum Sucroenergético Mário Campos e André Rocha do SIFAEG.

O assunto girou em torno da eminente votação do PLP 11/2020 que determina a mudança da metodologia de apuração do ICMS dos combustíveis.

O Presidente Executivo Guilherme Nolasco e o Dr. Eduardo Lourenço estiveram no gabinete do Senador Jayme Campos para tratar de diversas agendas legislativas que impactam direta ou indiretamente em nosso setor. O Senador Jayme assumiu o compromisso de intervir no andamento do PLS 117/2018 com a relatora Senadora Katia Abreu. O projeto, trata da isenção do Pis/Cofins dos farelos de milho, em equiparação aos farelos de soja.


Etanol 2G

A Unem participou de duas etapas do Workshop Técnico Etanol 2G. O primeiro abordou a visão dos fornecedores de tecnologia e em seguida foi possível debater o tema sobre a perspectiva dos produtores e investidores. O encontro foi realizado em plataforma digital.


Alinhamento de eventos

Uma bateria de reuniões foi realizada no dia 08 de outubro. Primeiramente houve uma reunião do Grupo de Trabalho Usinas para atualização de agendas. Entre os temas tratados estiveram a o Etanol Day e a visita da Ministra Tereza Cristina a Sorriso (28/10). Na questão tributária, foi debatido sobre a apuração ICMS fixo por medida e uniforme para todos os Estados e o projeto de lei 011/2020 apensado PLP 11/2020

A Unem também promoveu uma reunião entre a nova associada Neomille, do grupo Cerradinho Bio, e o Imea, que realiza os trabalhos estatísticos do setor. A reunião foi virtual.


Unem organiza reunião na ANP 

Reunião na sede da ANP em Brasília, com os Diretores Amorelli Jr e Symone Araujo, acompanhado do Conselheiro Ricardo Tomzyck.

Agenda institucional para reaproximação da Agência de regulação, ao final foi proposto pela UNEM e acatado pelos diretores uma visita in loco das equipes de regulação da superintendência de produção de Combustíveis a uma usina de etanol de milho, assim como, a realização de um workshop com a equipe do Renovabio em torno de melhorias e adaptação do programa a cadeia de etanol de milho.


Perspectivas sobre a Cúpula da ONU

O ministro Alexandre Ghisleni e o diretor do Departamento de Agronegócio, Fernado Sardenberg Zelner Gonçalves participaram da reunião da Comissão de Relações Institucionais do Instituto Pensar Agro (IPA) sobre os possíveis resultados da Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU. A Unem participou do encontro.

O Grupo de Trabalho Usinas voltou a se reunir neste dia para atualizar a agenda de eventos e a principais pautas do setor, como a tramitação da proposta de unificação do ICMS, o Projeto de Lei 11/2020 e possíveis parcerias estratégicas com outras entidades.


Outras Pautas:

  • Reunião de alinhamento sobre o Etanol Day e sobre a agenda Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, realizada no dia 1º de outubro.
  • Reunião com o representante da FS Bionergia Eduardo Mota.
  • Entrevista para TV Centro América, afiliada da TV Globo.