UNEM

05 de outubro 2021


UNEM participa de reunião do IPA sobre a Consulta Pública do Programa ABS+

O presidente executivo da Unem participou da reunião da Comissão Ambiental do Instituto Pensar Agro (IPA) que tratou sobre a Consulta Pública do Programa ABS+ e sobre os projetos de leis que estão em tramitação no Congresso e discorrem sobre pautas de interesse do setor.

O ponto importante da reunião foi a apresentação sobre a Governança Ambiental da Indústria da Soja, realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove). O programa Soja Plus, que propõe o monitoramento da cadeia de fornecimento do grão com viés ESG e ações de natureza preservacionista, social e de gestão.


Comissão de Relações Exteriores realiza audiência Pública sobre o Novo Banco de Desenvolvimento 

A Unem participou, a convite da senadora Katia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, da audiência pública de apresentação do Banco Brics, o “Novo Banco de Desenvolvimento” (NDB). O presidente do banco, Marcos Troyo, falou sobre a plataforma que disponibilizará US$ 10 bilhões para investimentos públicos e privados. Juntos, os Brics representam cerca de 42% da população, 23% do produto interno bruto, 30% do território e 18% do comércio do mundo inteiro.


Ferrovia terá expansão de trilhos e aproximar setor produtivo do mercado consumidor

O presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, participou da cerimônia de assinatura da concessão da Ferrovia Estadual que vai construir e operar o novo ramal ferroviário, ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, com uma extensão adicional até a capital, Cuiabá.

O novo trecho da conhecida Ferronorte vai passar por Campo Verde, Primavera do Leste e Nova Mutum e deverá se tornar um importante corredor de escoamento da produção agroindustrial do Estado com os principais centros consumidores e distribuidores do Sudeste.

De acordo com Nolasco, a obra vai contemplar todo setor. “Importante corredor logístico para o setor de etanol de milho, integrando o coração da produção de etanol do país, do norte do Mato Grosso passando por Mato Grosso do Sul, Goiás em direção a região Sudeste, maior centro de consumo do país”.

O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. Estudos realizados pela Rumo Logística, empresa que responsável pela implantação e operação, indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.

Participaram o evento autoridades dos poderes executivo, legislativo do Estado de Mato Grosso.


UNEM promove reunião para debater mudanças no ICMS e PIS/COFINS

Em razão de interações realizadas com algumas associadas a respeito da Medida Provisória (MP) 1.063/2021, que dispõe sobre as operações de compra e venda de álcool, a comercialização de combustíveis por revendedor varejista, alterada pela MP 1.069/2021, a Unem promoveu um encontro para debater, entre outros assuntos pertinentes, sobre os tratamentos tributários de ICMS e PIS/COFINS a partir das mudanças provocadas pelas Medidas Provisórias.


Apresentação do novo superintendente Imea

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), responsável pela elaboração dos relatórios de mercado e produção de etanol, apresentou o novo superintendente, Cleiton Gauer, à Unem. Na ocasião, foi apresentada novas demandas da entidade ao Imea, como estudos com novos indicadores do setor, além da definição do caderno exclusivo do etanol de milho na versão em português e inglês.

Neste mesmo dia, o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, também participou de uma reunião com a secretária de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti. Foram debatidas tratativas para adequação do Plano de Suprimento Sustentável (PSS), regulamentado pela Instrução Normativa (IN).05, publicada pela Sema no dia 09 de julho deste ano.

Foi proposta a edição de uma nova norma, com declaração da estratégia e comprovação anual da origem da biomassa utilizada nas nossas indústrias, a exemplo do modelo adotado pelo Estado de Minas Gerais.


Food System Summit

A Unem participou da abertura do Food System Summit. A intenção é compreender o posicionamento de alguns países, principalmente o Brasil, na cúpula internacional para a alimentação.


Workshop Técnico Biomassa para Etanol 2G

Simpósio organizado pelo Ministério das Minas e Energia reunindo Governo, agências de regulação, academia, especialistas, entidades representativas e toda comunidade do setor sucroenergético para definir o marco legal do etanol 2G no Brasil.  A disponibilidade e tecnologia para obtenção de biomassa são pontos focais das discussões. Uma segunda etapa foi realizada no dia 30 de setembro.


Credenciamento de Regime especial para operações interestaduais com Álcool Anidro

Foi realizada uma reunião virtual, convocada pela equipe de arrecadação da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) para dar ciência à Unem e ao Sindalcool sobre os protocolos e regimes especiais que algumas empresas do setor estão estabelecendo com o fisco, regulamentando operações de remessa de etanol para outros estados. 

Ficou deliberado pela conjunta, pelas entidades e governo, da redação e regulação destas operações, dando publicidade e oportunidade a todas os nossos associados.


Reunião virtual sobre Reforma Tributária

Reunião quinzenal com os representantes de nossos associados e nossos assessores jurídicos contratados, tendo as agendas tributárias e legislativas como pauta principal.

Neste dia, a diretoria da Unem também se reunião com representantes da Brandão Governança, empresa responsável elaboração do Planejamento Estratégico da entidade, para alinhar as próximas ações e trabalhos.


Apresentação da UNEM para o Bank of America

A Unem apresentou o atual cenário sobre o setor de etanol de milho e as perspectivas futuras à diretora de Agribusiness do Bank of America, Isabella Simonato, e sua equipe.

Mediante o impacto gerado, foi agendado uma nova apresentação para gestores de fundos de investimentos.


Reunião com deputado estadual Faissal Calil

Representantes da Unem e do Sindálcool estiveram com o deputado  estadual Faissal Calil (PV-MT) para contextualizar o parlamentar mato-grossense sobre o setor de etanol no Estado. Foram apresentados dados acerca da importância do setor, geração de riquezas e impactos sociais na região sob influência.

Na oportunidade, foi argumentado sobre importância das indústria receberem incentivos, por meio da diminuição de carga tributária, para a comercialização de etanol produzido em Mato Grosso no mercado interno. As entidades buscaram refutar o projeto de lei de autoria do deputado, que estabelece em 12,5% o ICMS do combustível dentro do Estado, independentemente de onde for produzido.

Os representantes das indústrias de etanol também participaram de uma reunião com o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC-MT) para debater sobre o Projeto de Lei nº 242/2021, que institui o Programa Estadual de Incentivo às Miniusinas de Etanol e Beneficiamento de Produtos Derivados a Partir do Uso de Tubérculos, Cereais e Frutas – PROED.

Após o encontro, ficou definido que o projeto será suspenso para que as entidades possam fazer contribuições necessárias ao texto.


VIII Reunião de Monitoramento do Abastecimento de Etanol de 2021

Reunião do Comitê de Abastecimento de Etanol com a presença de representantes da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da União Nacional da Cana-de-Açúcar (Unica), Fundação Getúlio Vargas, entre outras entidades, para apresentar as condições de abastecimento do mercado de etanol nesta safra 2021/22.


E mais:

  • Reunião com a associada Novozymes.
  • Reunião semanal das entidades do Instituto Pensar Agro (IPA).
  • Reunião com a associada FS Bionergia.
  •  Reunião de alinhamento de Comunicação da Unem.