UNEM

 

22 de Julho de 2021

 


Sonegação na comercialização de combustíveis é tema de reunião

No dia 2 de julho, o Ministério de Minas e Energia promoveu reunião on-line no âmbito do Comitê Técnico Integrado para o Desenvolvimento do Mercado de Combustíveis, demais derivados de Petróleo e Biocombustíveis – CT-CB. 

Entre as pautas, a apresentação do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) e da Associação Brasileira de Downstream (ABD) sobre combate à sonegação na comercialização de combustíveis, além de debate e encaminhamento do CT-CB. 

“A reunião contou com a presença de todas as entidades representativas da cadeia dos combustíveis – fósseis e biocombustíveis -, indústrias, distribuidoras, transporte e comercialização. Cada uma delas fez um diagnóstico e apresentou propostas para a mitigação da sonegação fiscal no mercado de combustíveis”, explicou o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco.


Reunião quinzenal da Reforma Tributária 

A reunião que trata da Reforma Tributária para atualizações das tramitações e preposições da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) sobre o tema no Congresso Nacional, promovida quinzenalmente, ocorreu no dia 2 de julho.


Unem participa de reunião da Sedec

A convite do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, foi realizada reunião presencial, no dia 5 de julho, na sede da Sedec para tratar de assuntos já internalizados no governo para a continuidade da atratividade de novos investimentos no setor de etanol de milho. 

“A ação é extremamente necessária, pois favorece a competitividade da nossa produção para atingir outros mercados consumidores de etanol”, enfatizou o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco.


Reunião Conselho Temático da Agroindústria (Coagro)

Também no dia 5 de julho, ocorreu a 3ª Reunião Ordinária 2021 do Conselho Temático da Agroindústria (Coagro). Além de uma apresentação da Rumo, (com destaque para as principais ações da empresa, estruturas e investimentos), a reunião on-line também contou com uma explanação da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) sobre o monitoramento parlamentar agro, ESG, entre outros. 


Assembleia Geral do IPA

No dia 6 de julho, foi promovida, no formato on-line, a Assembleia Geral Extraordinária do Instituto Pensar Agropecuária – IPA. Além da apreciação da ata da reunião anterior, os participantes também deliberaram as receitas e despesas do mês de maio e discutiram temas prioritários das Comissões Temáticas do IPA.

O deputado federal Sergio Souza, presidente da FPA, participou com assuntos relevantes do agronegócio que estão em trâmite no Congresso Nacional, em especial a Reforma Tributária. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, também esteve presente representando a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.


Reunião define ações para planejamento estratégico 

Para discutir sobre o planejamento estratégico da Unem, o presidente executivo da entidade, Guilherme Nolasco, se reuniu com a consultora da Brandão Governança, Cristhiane Brandão. A reunião virtual serviu para alinhar e definir o grupo de trabalho, bem como estratégias para a continuidade dos trabalhos.


PLs são discutidos durante reunião do IPA

No dia 7 de julho, foi realizada a reunião da Comissão Tributária do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). 

Entre as pautas, o Projeto de Lei n. 452/20 (para que coeficientes de PIS/COFINS sejam calculados proporcionalmente à redução de alíquota de ICMS); os Projetos de Lei Complementares 83/21 e 10/20 (tratam da fixação de alíquotas máximas para o ICMS); e o Projeto de Lei Complementar 16/21 (regime de incidência monofásica de ICMS para comércio de combustíveis e biocombustíveis). 

“A grande questão é saber se haverá diferenciação das alíquotas do biocombustível para o combustível fóssil na própria tributação”, disse o consultor tributário do IPA, Eduardo Lourenço. Durante a reunião virtual, também foram discutidos os impactos tributários, especialmente o ICMS nas quebras técnicas de grãos. 


Presidente da Unem concede entrevista ao Globo Rural 

O presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, concedeu entrevista, no dia 7 de julho, ao Globo Rural/CBN. A entrevista, por telefone, foi realizada pelo jornalista Raphael Salomão, que pediu uma avaliação da Unem sobre a conjuntura do milho com a quebra de safra. 

A entrevista completa você confere aqui.


Presidente da Unem faz apresentação para Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do MAPA

O presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, apresentou o tema ‘Perspectivas da produção de etanol de milho no Brasil ‘, no dia 15 de julho, durante a 49ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além da situação atual e perspectivas futuras do setor, Nolasco demonstrou os fundamentos básicos e as estratégias que norteiam a manutenção do crescimento do setor e a oferta crescente de etanol neste ano safra.

“Conseguimos impactar positivamente o setor da cana-de-açúcar, quebrando paradigmas e esclarecendo visões distorcidas advindas de suposições por falta de informações”, explica o presidente da Unem. Segundo ele, novos convites foram feitos para a participação em outros fóruns nacionais. 


Entidades fazem avaliações sobre setores de produção do etanol

A VI Reunião de Monitoramento do Abastecimento de Etanol de 2021, promovida pelo Ministério de Minas e Energia, foi realizada no dia 15 de julho de forma on-line. 

Durante o encontro, ocorreram diversas apresentações: do IBP / Brasilcom sobre a percepção do setor de distribuição; da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre avaliação de mercado, estoques e volume já homologado de contratos no âmbito da Resolução 67/2011; além da Unem, da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), que também apresentaram suas avaliações referentes aos setores de produção. 

“Mediante as incertezas que o mercado tem em relação à manutenção da oferta de etanol de milho nesta safra, apresentamos a perspectiva de produção, o grau de utilização da capacidade produtiva, juntamente com os fundamentos que mantêm a oferta mesmo em momentos de alta nos custos de produção”, destaca o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco.


E MAIS!

  • O presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, concedeu entrevista, no dia 1º de julho, ao Canal Rural para falar sobre o mercado de etano de milho e as perspectivas para o setor.
  • Nos dias 1º e 14 de julho, o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, se reuniu virtualmente com a assessoria de comunicação da entidade para definir estratégias de trabalho. 
  • A reunião das entidades do Instituto Pensar Agro (IPA), que ocorre toda segunda-feira, foi realizada virtualmente nos dias 5 e 12 de julho.
  • No dia 9 de julho, a Unem se reuniu com Associada FS Bioenergia, para atualizações da agenda institucional.