Unem Informa 26

20 de abril de 2021

Comercialização de farelos de milho na BBM em discussão

O desafio de comercializar farelos de milho nas plataformas digitais da BBM mantém-se na pauta da Unem. No dia 07 de abril, o presidente Guilherme Nolasco e associados participaram de reunião do grupo de trabalho formado por Plínio Nastari, da Datagro, e representantes da Bolsa Brasileira de Mercadorias.

A comercialização nas plataformas digitais deverá contar com a segurança de uma Câmara Arbitral. Na reunião, a equipe da BBM realizou uma apresentação demonstrando o mecanismo existente e os requisitos necessários para montar a operação.


 

IPA define condicionantes para venda direta de etanol

A venda direta de etanol foi tema de reunião do Instituto Pensar Agro (IPA) no dia 8 de abril. Após troca de ideias, definiu-se que a possibilidade deve ser condicionada a três pontos, concomitantes: a venda direta não poderá ser obrigatória; não poderá haver aumento da carga tributária; e deve-se permitir o sistema dual de tributação (diferenciando aqueles que farão a venda direta e aqueles que não farão).

A reunião tratou também da busca por convergência entre as entidades participantes do IPA para que o posicionamento dos temas estratégicos chegue aos parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) de maneira coesa. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do IPA, Nilson Leitão.


 

Unem participa de audiência pública sobre ampliação da planta da Inpasa em Sinop

A Unem participou de Audiência Pública da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em 14 de abril para discutir a ampliação da planta industrial da Inpasa em Sinop. O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, contribuiu contextualizando o setor de etanol de milho em Mato Grosso, apresentando os impactos que o segmento industrial promove ao meio ambiente e ao desenvolvimento socio-econômico, além da ativação de várias cadeias de negócios.


 

Mercado e investimentos em pauta em abril

Comportamento do mercado de combustíveis e investimento foram assuntos que estiveram no foco da Unem na primeira quinzena de abril. Em 6 de abril, a entidade marcou presença no Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis – Ano Base 2020, da ANP. O objetivo era apresentar a ação regulatória da ANP sobre downstream e o desempenho do mercado de combustíveis em 2020, tendo como principal fonte seu Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (SIMP).

Este ano, o Seminário abordou também os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, seu reflexo no desempenho do mercado e as ações da ANP para mitiga-los, visando garantir o abastecimento nacional. Para conferir, acesse.

No dia 12 de abril, a associação participou de live da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para debater os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro) e os vetos da Presidência da República à Lei 14.130/2021. O debate foi moderado pelo presidente do IPA, Nilson Leitão, com a presença do coordenador de Infraestrutura e Logística da FPA e autor da lei, deputado Arnaldo Jardim (SD-SP), do sócio-executivo da consultoria EcoAgro, Moacir Teixeira, e o sócio da XP Investimentos, Pedro Freitas. Confira como foi aqui.

No dia seguinte, a reunião foi com Márcio Perin, da área de inteligência de mercado da HedgePoint Global Markets, antiga ED&F Man Capital Markets. A HedgePoint está estudando novas soluções para gerenciamento de risco para o setor de etanol de milho.

 

E mais!

  • O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, avaliou a produção de etanol de milho na safra 21/22 em entrevista ao site Novacana, em 1º de abril. No dia 9, o site deu continuidade à entrevista.
  • Houve reunião das entidades do Instituto Pensar Agro nos dias 5 e 12 de abril;
  • Em 7 de abril, a Unem participou de três reuniões: atualizações institucionais com a FS Bioenergia; discussão sobre como captar novos associados de trabalho conjunto com a Dupont e a International Flavors & Fragrances (IFF) visando captar novos associados; e reunião extraordinária sobre Reforma Tributária e contribuições do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) e Fundo de Apoio às Ações Sociais (FUS).
  • No dia 09, foi realizada reunião virtual da FPA sobre tramitações e preposições junto à Reforma Tributária no Congresso Nacional.
  • Em 12 de abril, ocorreu reunião com a FS Bioenergia e ANP para discutir o projeto de Carbon Capture Storage (CCS, em português Captura e Armazenamento de Carbono) da indústria, que visa capturar o dióxido de carbono na fonte emissora, transportá-lo e estocá-lo em local adequado.
  • Ainda no dia 12, a Unem participou de reunião com Fábio Saboya, do Porto de Maceió, que busca aproximar-se do setor para a criar um polo de armazenagem e distribuição de etanol. Saboya mostrou interesse em reunir diversos atores para viabilizar um projeto piloto para desenvolver a motorização a etanol de navios cargueiros.

 

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br