Unem Informa 23

2 de março de 2021

Dia do Etanol de Milho é discutido com IPA

O grupo de monitoramento das pautas tributárias federais se reuniu no dia 26 para mais uma reunião quinzenal e online. Os participantes foram atualizados sobre a tramitação da reforma tributária e as estratégias para defender os interesses do setor, com auxílio do IPA (braço executivo da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA).

Na ocasião, o presidente da Unem, Guilherme Nolasco, apresentou a estratégia inicial para o evento “Dia do Etanol de Milho”, a ser realizado na FPA com o apoio do IPA. O objetivo da data é levar aos parlamentares, ministros e demais autoridades informações precisas sobre o setor. A intenção é que na mesma data seja possível realizar o lançamento do livro sobre a cadeia do etanol de milho, escrito pelo professor Marcos Fava Neves, da Esalq/USP.

Comercialização de farelos de milho na Bolsa permanece em pauta

O mapeamento das particularidades do mercado de farelos de milho (DDG/DDGS) foi tema da segunda reunião do Grupo de Trabalho formado por representantes de associados da Unem, da Datagro e da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), realizado no dia 24 de fevereiro. Na pauta, a busca pela construção de mecanismos de comercialização na bolsa, utilizando da câmara de arbitragem para assegurar negócios antecipados e com entrega futura.

Conselhos tomam posse no IPA

A posse do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal do Instituto Pensar Agro (IPA) para o biênio 2021/2023 ocorreu durante as Assembleias Gerais Extraordinária e Ordinária do IPA no dia 23 de fevereiro – realizadas virtualmente. Ex-deputado federal, Nilson Leitão substitui o produtor Alexandre Schenkel, que conduziu o IPA nos últimos três anos.

Na ocasião, também foram apresentadas as receitas e despesas do mês de janeiro de 2021 e os temas prioritários das Comissões Temáticas do IPA. O instituto é o braço executivo da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e é composto por entidades de classe e representativas de diversas atividades agropecuárias do Brasil.

Etanol de milho recebe destaque em evento do Lide

O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, representou o setor no Encontro Internacional de Agronegócios do Brasil – Brazil Agribusiness International Meeting, no dia 23 de fevereiro. O evento foi promovido pelo grupo de Líderes Empresariais de Mato Grosso (Lide), e contou com a presença de lideranças empresariais do Paraná e representantes do setor produtivo da Alemanha e Reino Unido, interessados em negócios no setor agro brasileiro.

Nolasco foi mediador do painel sobre etanol de milho, do qual participaram também Rafael Abud (CEO da FS Bioenergia) e Plínio Nastari, da Datagro. O presidente da Unem apresentou o status atual do setor e as projeções para os próximos ciclos de produção do biocombustível.

Unem conhece projeto “Etanol do Futuro”

Em 19 de fevereiro, a Unem participou da reunião de lançamento do projeto “Etanol Do Futuro”, com a DATAGRO. O plano de articulação do projeto visa cobrir uma lacuna, integrando produtores de etanol com outros segmentos a ele relacionados. Com isso, a intenção é valorizar o etanol como produto moderno e alinhado com as principais preocupações e limitações enfrentadas no Brasil e em vários outros países atualmente.

E mais!

  • Em 18 de fevereiro, o presidente Guilherme Nolasco concedeu entrevista à BiodieselBR sobre a dificuldade das usinas de biodiesel e etanol em conseguirem certificar seus produtos dentro do RENOVABIO.
  • No dia 19, foi a vez da Revista Dinheiro Rural entrevistar a Unem sobre o RENOVABIO. Em pauta, as expectativas e os benefícios do etanol de milho.
  • A primeira reunião do Conselho de Fundadores do Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI) em 2021 foi realizada de forma online no dia 23 de fevereiro.
  • Ainda no dia 23, o presidente Guilherme Nolasco concedeu entrevista à TV Centro América sobre o consumo de etanol de milho, na sede da Unem. Para assistir, acesse aqui.

 

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br