Unem Informa 22

17 de fevereiro de 2021

Unem busca comercialização de DDG/DDGS na Bolsa

A primeira reunião do grupo de trabalho composto pela Unem e seus associados com a diretoria da Datagro e da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) ocorreu no dia 3 de fevereiro, via Zoom. O objetivo foi iniciar as tratativas para estabelecer mecanismos de comercialização dos farelos de milho (DDG/DDGS) no mercado futuro, por plataforma digital, leilões e outras opções. A intenção é ter a Câmara Arbitral como segurança na mediação de conflitos que por ventura possam ocorrer nas negociações. Padrão, precificação dos produtos, prêmios e deságios estão entre os temas a serem discutidos. A próxima reunião será em 24 de fevereiro.


 

IPA apresenta projeto PAM-Agro

O Projeto Para Promoção Comercial do Agronegócio Brasileiro (PAM-Agro) foi apresentado em reunião da Comissão de Relações Internacionais do Instituto Pensar Agro (IPA), com a participação da equipe da APEX Brasil, no dia 11 de fevereiro. O PAM-Agro tem seu foco na promoção comercial da imagem do agronegócio brasileiro, visando melhorar a inserção interna e externa do setor e, dessa forma, evitando barreiras comerciais.


 

Participação mais ativa para Reforma Tributária

A atualização sobre a tramitação da Reforma Tributária e as preposições da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional foram a pauta da reunião no dia 12 de fevereiro. Na ocasião, foi feito um balanço sobre as eleições na Câmara e no Senado e discutidos os caminhos e as expectativas quanto aos projetos de emenda constitucional (PEC) em curso.

Também ficou definido que a Unem assumirá um papel mais “propositivo” na matéria, usando do relacionamento com a bancada federal e com a Frente Parlamentar via Instituto Pensar Agro (IPA). A proposta é buscar auxílio do Secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, e dos Senadores de Mato Grosso para defenderem os interesses do setor junto à Emenda 192 (PEC-45), que deverá ser proposta pelos Estados, via seus secretários estaduais de Fazenda.

O IPA é o braço executivo da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília.


E mais!

  • Reuniões online com entidades do Instituto Pensar Agro (IPA), ocorridas no dia 1º e 08 de fevereiro.
  • Entrevista ao Canal Rural, com o jornalista José Florentino, no dia 03. Tema: as perspectivas para o setor de etanol com foco no possível aumento da demanda internacional. Acesse aqui.
  • Ainda no dia 03, reunião online com a Brandão Governança sobre o projeto de “Alinhamento Estratégico” que será executado na Unem, aprovado pelo conselho com o apoio da Aprosmat.
  • Reunião online com o Imea no dia 05 para alinhamento interno.
  • No dia 09 de fevereiro, entrevista online ao Jornal TerraViva 1ª Edição sobre o impulso na produção de etanol de milho no Brasil e sobre a safra 2021/2022. Assista aqui.
  • Já no dia seguinte (10), foi a vez de atendimento à Argus Media. Na pauta, crescimento, perspectivas e maiores desafios do etanol de milho no Brasil.
  • Fechando a primeira quinzena do mês, o presidente da Unem, Guilherme Nolasco, falou sobre o ano safra e as perspectivas do etanol de milho para a Revista Globo Rural.
  • No dia 12, houve reunião online com a FS Bioenergia para atualização de assuntos como licenciamento ambiental junto à Sema e à reforma tributária.

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br