Unem Informa 21

1º de fevereiro de 2021

Conquista: milho para produção de farelo recebe isenção de ICMS

O ano de 2021 começou com notícia boa para os associados da Unem. Após aprovação pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei estadual 1039/2020 foi sancionado como lei nº 11.295, em 27 de janeiro. A partir dessa data, entra em vigor a isenção de ICMS cobrado sobre o milho usado como insumo na produção de farelos proteicos. Significa, na prática, a equiparação de tratamento tributário já concedido à soja.

Além da atuação do presidente, Guilherme Nolasco, e da assessoria jurídica da Unem, a medida contou com apoio e articulação da assessoria parlamentar da Aprosoja-MT, também associada à entidade.

Para conferir a lei na íntegra, clique: https://bit.ly/36oxKQS

 

ANP autoriza ALD Bio a operar

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) emitiu licença de operação à ALD Bio, usina de etanol de milho de Nova Marilândia, no dia 15 de janeiro. Além da ampliação da produção do biocombustível, o fato merece destaque por viabilizar um novo modelo para usinas de menor porte, principalmente em estados com grande produção de grãos, como Mato Grosso.

Os fundadores da usina são produtores de milho que se uniram e se tornaram, também, fornecedores da indústria. O resultado: ganhos em via dupla, já que a usina passa a ter insumos garantidos para operar, e os produtores asseguram mercado comprador de milho.

A ALD Bio começa produzindo 112 milhões de litros de etanol, 80 mil toneladas de DDG e 42 mil megawatts (MW) de energia por ano. O projeto prevê a duplicação da capacidade de operação no segundo ano de funcionamento.

Novo presidente do IPA: embaixador do etanol de milho em Brasília

 

Em reunião realizada em 29 de janeiro, Nilson Leitão – novo presidente do Instituto Pensar Agro (IPA) – assumiu o compromisso de ser o “embaixador” do setor de etanol de milho em Brasília. O ex-deputado federal propôs a criação da “semana do etanol de milho” na capital federal, uma série de eventos incluindo reunião da bancada da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), visita a Ministérios e até a promoção de uma audiência pública para que poderes públicos e seus representantes possam conhecer melhor o setor que vem transformando a economia verde por meio do biocombustível a partir do milho.

A agenda com Nilson Leitão teve como objetivo inicial o alinhamento sobre o status atual da reforma tributária. O assunto tem se mantido entre as prioridades da Unem, que em sua primeira reunião oficial em 2021, no dia 15, reuniu representantes de associados e o Dr. Eduardo Lourenço, da Maneira Advogados, para atualização sobre o tema.

O IPA é o braço executivo da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília.

 

Proximidade com Governo de MT

Em 18 de janeiro, o presidente da Unem, Guilherme Nolasco, realizou uma reunião de cortesia com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda. O encontro foi aproveitado para atualização de assuntos estratégicos para o setor do etanol de milho, como as projeções para o ano, tributos e investimentos.

Já na agenda com o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, no dia 29, um dos temas centrais foi o pleito da Unem para se ampliar a competitividade nas operações interestaduais de etanol hidratado. A reunião contou com presença do Sindálcool e da Fiemt, e incluiu apresentação de dados comparativos entre Mato Grosso e outros estados, a partir do relatório mensal do Imea.

 

Rumo ao planejamento estratégico

O planejamento estratégico da Unem foi o tema central de reunião com Cristiane Brandão, consultora da Nunes Brandão, no dia 19 de janeiro. Foi a primeira agenda para troca de informações visando a implementação do projeto de “Alinhamento Estratégico” programado para 2021 – já aprovado pelo Conselho de Administração e que contará com o apoio da Aprosmat.

 

GAF presencial será em 2022

A próxima edição presencial do conselho do Global Agribusiness Forum (GAF) será realizada somente em 2022, devido à conjuntura atual da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada no dia 20 de janeiro, em reunião virtual com representantes das maiores entidades nacionais do agronegócio, como Unem, Datagro, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Abramilho, Fórum Sucroenergético, entre outras.

O GAF reúne os principais líderes políticos, empresariais, pesquisadores e membros da sociedade, em busca de soluções para superar os desafios enfrentados no desenvolvimento socioeconômico global e propor um futuro seguro para a cadeia agrícola do planeta.

 

E mais!

  • Reuniões e intervenções pontuais em demandas de associados junto à Sema, Sefaz e ANP.
  • Participação em reunião de comissões temáticas do IPA, em Brasília, para aprovação de contas e definição de metas, no dia 25 de janeiro. No dia seguinte, ocorreu assembleia geral, com eleição de nova diretoria, tendo Nilson Leitão como presidente.
  • Reunião de trabalho com conselheiro William Scholl, da Usimat.
  • Alinhamento de relatório mensal de indicadores do setor de etanol com equipe do Imea.
  • Reunião para definição de novo site institucional da Unem.

 

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br