Unem Informa 17

09 de outubro de 2020

Bolsonaro confere potencialidade do etanol de milho em Sinop

 

O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, participou da visita do presidente Jair Bolsonaro à planta da Inpasa em Sinop, em 18 de setembro. Estiveram presentes também o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gal. Augusto Heleno, o Ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e o Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho. Confira mais clicando neste link.

Unem reforça pleitos de adequação no RenovaBio

 

 

A necessidade de adequações no programa RenovaBio para melhor enquadramento das usinas de etanol de milho foi a pauta central de reunião entre a Unem e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), em 25 de setembro. A conversa contou com a participação do superintendente de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos, Carlos Orlando Henrique da Silva, e de toda equipe técnica do programa, além associados da Unem e assessores técnicos.

 

O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, apresentou todos os pleitos já formalizados pela entidade à ANP, reforçando a necessidade de aumentar a elegibilidade e a nota de eficiência energética das indústrias que produzem etanol a partir de milho.

 

Conselho de Administração se reúne em setembro 

 

No final do mês, o Conselho de Administração da Unem se reuniu virtualmente com uma pauta bem produtiva. O presidente do conselho, Henrique Ubrig, realizou uma macroanálise do setor ao abrir os trabalhos, dando boas-vindas ao representante da Cerradinho Bioenergia, convidada especial.

 

Um dos assuntos tratados foi a reforma tributária. O dr. Eduardo Lourenço, da Maneira Advogados, fez um balanço da situação atual do tema no Congresso Nacional e dos impactos previstos sobre o setor.

 

A intensificação da pecuária impulsionada pela evolução do mercado de DDGs foi tema de apresentação feita pela Embrapa Gado de Corte, que propõe o desenvolvimento de um projeto de pesquisa em parceria com a Unem (leia mais, abaixo).

 

Com foco em compartilhar tecnologias de produção e inovação para as indústrias de etanol de milho e outros perfis de associados, a Novozymes realizou uma apresentação sobre o assunto durante a reunião. A Abramilho também teve palavra. Glauber Silveira, vice-presidente da associação, divulgou o escopo para 2021 do projeto “Mais Milho”, mostrando o potencial de mobilização da opinião públicos em torno de temas estratégicos e as oportunidades para o segmento do etanol de milho.

 

A reunião ocorreu em 29 de setembro. Para receber a gravação do evento na íntegra, entre em contato pelo e-mail: unem@etanoldemilho.com.br.

Parceria com Embrapa Gado de Corte

 

A construção de parceria institucional da Unem com a Embrapa Gado de Corte teve mais um passo dado em 10 de setembro. Na reunião, o foco foi a análise do impacto dos farelos de milho na intensificação da pecuária, ficando evidente a contribuição para o aumento da produção de carnes e a liberação de áreas de pastagens degradadas para o cultivo de grãos e florestas plantadas. O próximo passo é formatar um projeto de pesquisa visando validar essas mitigações com a captação dos ativos ambientais para a cadeia do etanol de milho.

 

Reforma tributária na pauta

 

A pauta tributária continua em curso na Unem. Em 11 de setembro, foi realizada reunião quinzenal do grupo de trabalho da entidade sobre o tema, com a participação de representantes das usinas associadas e do Dr. Eduardo Lourenço, da Maneira Advogados. Foi feita uma atualização sobre o momento atual da tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional e alinhado o posicionamento institucional da Unem junto ao IPA/FPA.

 

E mais!

 

  • A estratégia de captação de novos associados parceiros permeou a agenda de 14 de setembro com a Novozymes. O objetivo é elaborar um formato de transferência de inteligência de negócio e conhecimento sobre a importância da tecnologia na indústria de etanol de milho.

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br