Unem Informa 11

26 de junho de 2020

Política Florestal de MT em discussão

 

Os últimos dias foram marcados pela atenção dada à pauta de discussão sobre a política florestal mato-grossense. Impactada pelas diretrizes que afetam diretamente essa atividade, a Unem passou a acompanhar o assunto mais de perto, inserindo-se nos fóruns de inteligência e tomada de decisão entre setor produtivo e os poderes Legislativo e Executivo estaduais.

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realizou em 10 de junho uma reunião com diversos setores influenciados pela política florestal de Mato Grosso. Na pauta, mudanças na legislação que impactam diretamente na taxa de reposição florestal, na exploração de biomassa nativa, no fomento e incentivo ao reflorestamento e na compensação para regularização de passivos ambientais, entre outros itens.

 

Os divergentes interesses entre os diversos setores expuseram um clima de embates e ausência de consenso entre as lideranças. A Unem passou a acompanhar de perto o tema, atenta aos impactos da produção de biomassa sobre o setor de etanol de milho em Mato Grosso. A reunião da Sedec contou com representantes da Famato, Cipem, OAB, Arefloresta, cooperativas de reflorestadores e da Unem, além de engenheiros florestais e advogados, e do deputado estadual Dilmar Dal Bosco.

 

Confira na íntegra o Substitutivo Integral ao Projeto de lei complementar nº 4/2019 e a Lei 233/2005 em sua redação em vigor.

 

No dia 15 de junho, a Unem apresentou a situação atual das discussões sobre a política florestal e o posicionamento da entidade frente ao tema. O convite para a reunião foi estendido a todas as associadas. Participaram representantes da FS Bioenergia e da Inpasa.

 

No mesmo dia, a entidade se reuniu com reflorestadores para receber os anseios do setor e os encaminhamentos em relação ao tema, visando manter a exploração de biomassa nativa legal, valorizando e fomentando o setor de florestas plantadas. O diálogo incluiu representantes da Arefloresta e da Cooperflora, além de técnicos, advogados ambientalistas e do ex-senador e investidor Gilberto Goellner.

 

A política florestal estadual voltou à pauta no dia 18 de junho. Solicitada pela Sedec, reunião mobilizou o Fórum Agro MT, a Famato e a Unem para buscarem uma proposta conciliadora entre reflorestadores, setor madeireiro e demais cadeias produtivas do agro, representadas pela federação. O propósito é chegar a um novo texto da legislação a partir das sugestões desse grupo seleto de inteligência, buscando relação de ganhos e manutenção dos diversos setores.

 

Colheita do milho em Nova Mutum

 

O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, participou da abertura nacional da colheira da safra de milho promovida pelo Canal Rural no dia 16 de junho. Várias lideranças empresariais e políticas participaram do evento, transmitido ao vivo na programação do Canal Rural, além de outras plataformas na internet, direto de Nova Mutum (MT).

 

IPA instala Comissão Tributária

 

A primeira reunião da Comissão Tributária do Instituto Pensar Agro (IPA), braço executivo da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ocorreu em 16 de junho, com presença da Unem. A comissão foi recém-criada com a missão de formatar uma proposta ao Governo Federal contemplando diversos interesses das diversas cadeias produtivas do agro dentro da Reforma Tributária.

 

Unem debate RenovaBio

 

O dia 17 de junho girou em torno do RenovaBio para a Unem. O programa foi assunto central de reunião online com adidos agrícolas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), atendendo a pedido da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

 

A Unem participou ainda de outra reunião sobre o programa, promovida pela GreenDomus. A intenção do encontro foi desenhar uma proposta de certificação exequível para os vários setores que produzem etanol a partir de grãos, para que seja apresentada à ANP. Participaram da reunião representantes da Abiove, Aprobio e Ubrabio, além da Unem.

 

Unem.Informa é uma comunicação interna dirigida aos associados à União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Reprodução proibida. Contato: ascom@etanoldemilho.com.br