DDG

DDG

O DDG é o grão de milho seco por destilação e é um dos produtos de uma indústria de etanol de milho. Este farelo proteico é usado há muito tempo por pecuaristas em países como Estados Unidos, Argentina e Paraguai. Com a expansão do mercado do etanol de milho no Brasil, o DDG começa a ser ofertado no mercado nacional e mesmo internacional, com  importância relevante principalmente para a nutrição do gado de corte.

 

Como comprar?

Confira abaixo as usinas associadas à Unem que comercializam o DDG para todo o Brasil.

 

USINAS PRODUTORAS DE DDG – ASSOCIADAS UNEM
USINA LOCALIZAÇÃO CONTATO COMERCIAL TELEFONE E-MAIL
FS AGRISOLUTIONS INDÚSTRIA DE BIOCOMBUSTÍVEIS LTDA. Lucas do Rio Verde/MT e Sorriso/MT Comercial FS (65) 3548.1500 nutricao@fsbioenergia.com.br
INPASA AGROINDUSTRIAL S/A Sinop/MT Sr. Flávio Peruzo (66) 3531-5494
(66) 99618-9424
vendas.ddgs@inpasa.com.br
ALD Bioenergia Deciolândia S/A Nova Marilândia/MT  Sr. Valder Rodrigues Panta
(65) 99691-6693
(65) 3329-1281
valder.panta@aldbio.com.br
USIMAT DESTILARIA DE ÁLCOOL LTDA. Campos de Júlio/MT Sr. Eliseu Moscatelli (41) 3360.3200 eliseu@sipal.com.br

 

Processo de produção

O processo de produção do DDG começa com a moagem do milho que segue para a fermentação e destilação. Resta, então, a vinhaça completa, que é separada por centrifugação em sólidos grosseiros e vinhaça fina. Essa, por evaporação, produz os destilados condensados. Os grossos sólidos passam então pela secagem na rotatória, onde se transformam diretamente em DDG, os Grãos de Destilaria Secos.

 

Breve histórico

O DDG começou a ser produzido no Brasil em 2010, em três usinas flex de Mato Grosso. Entre 2013 e 2014, o DDG começou a fazer parte de alguns confinamentos mato-grossenses em substituição ao farelo de soja nas dietas de bovinos e não decepcionou. Atualmente, não somente em Mato Grosso, como também os Estados de MS, GO e MG, têm tirado proveito desse coproduto da indústria do etanol, cujos teores de proteína bruta (PB) variam entre 26 a 30%.

 

 

DDG é mais carne!

 

Conheça algumas vantagens do DDG

– Melhor relação custo/benefício

– De fácil digestão

– Adaptável às necessidades de diferentes rebanhos

– Acessível nas regiões produtoras de grãos